A 35ª edição da Expointer, que se inicia no próximo sábado (25) e vai até o dia 2 de setembro, será utilizada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) como evento teste para a Copa do Mundo de 2014. A ideia é usar a feira na preparação do setor de vigilância em saúde para eventos de massa, colocando em prática o que se planeja para a época dos jogos em Porto Alegre e nas cidades que receberem delegações de outros países.
Com previsão de circulação de 500 mil pessoas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, eventos como a Expointer demandam uma atenção especial dos gestores de saúde. Esse cuidado visa evitar que a aglomeração de pessoas e animais possa ser ambiente para a disseminação de doenças infecciosas, além dos riscos de traumas, acidentes de trabalho e intoxicações alimentares e hídricas.
Uma das novidades para esta edição da Expointer é a constituição do Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs), uma sala para o monitoramento de todas as ações na área, com levantamento dos atendimentos dos serviços de saúde (dentro do Parque e incluindo o Samu e hospitais da região), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas. No local, serão centralizadas as notificações de doenças transmissíveis por alimentos, surtos e agravos inusitados.
Durante a feira, por conta da preparação à Copa do Mundo, a Secretaria da Saúde receberá representantes dos 11 estados que receberão os jogos do Mundial e mais quatro observadores da Fifa.
Ao todo, serão aproximadamente 150 profissionais envolvidos com a exposição, entre servidores do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e outros departamentos da SES, da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio.
Serviços dentro do parque
– Estão previstos os seguintes tipos de atendimentos dentro do Parque Assis Brasil: ocorrências clínicas de baixa complexidade, traumas e abuso de álcool.
– Haverá três ambulatórios abertos no horário de funcionamento do evento e um ambulatório com plantão 24 horas.
– Duas ambulâncias estarão de prontidão dentro do parque, além de outra no entorno.
Referência hospitalar
– Estão reservados quatro leitos no Hospital São Camilo, em Esteio. O hospital conta com setores de emergência, enfermaria, UTI adulto e neonatal e serviços de apoio diagnóstico.
– O Hospital de Pronto Socorro de Canoas é a referência para atendimento de acidentes de trânsito e ferimentos por armas.
Ações da vigilância sanitária
– Será feita a identificação prévia dos estabelecimentos comerciais de alimentação, como lancherias, ambulantes e restaurantes.
– Ambulantes, funcionários de restaurantes e trabalhadores das cozinhas temáticas da agroindústria familiar participarão de palestra sobre boas práticas de manipulação de alimentos.
– Será realizada uma avaliação prévia da situação e licenciamento sanitário das agroindústrias e seus produtos.
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores
Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região
Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias
This website uses cookies.