Depois de investigação anunciada pelo Ministério Público (MP), o secretário estadual da Segurança, Cezar Schirmer, determinou, no final da tarde de quarta-feira (27), a abertura de uma sindicância para apurar possíveis irregularidades no churrasco promovido no Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.
De acordo com a assessoria da SSP, a investigação, que ficará a cargo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), foi aberta devido às “informações contraditórias” envolvendo a confraternização de Natal realizada entre presos e seus familiares no último domingo (24).
Embora não cite quais são essas contradições, há dúvidas, por exemplo, sobre quem forneceu a carne, o carvão e os refrigerantes para o churrasco. Uma testemunha disse a GaúchaZH que um integrante de uma facção criminosa fez a doação e levou até o presídio. Já a Susepe disse que foram os próprios familiares.
Até então, a única apuração da superintendência anunciada pelo delegado penitenciário regional, Bruno Carlos Pereira, havia sido com relação às fotos divulgadas, já que é proibida a entrada de celular no presídio.
A sindicância já está a cargo de corregedores da Susepe e tem prazo de 30 dias para ser concluída, prorrogáveis por mais 30, segundo a assessoria do órgão.
Já o MP está preocupado em apurar se houve improbidade da direção da prisão. Conforme o promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, Érico Fernando Barin, não houve comunicação prévia sobre o churrasco e a direção poderá responder por improbidade administrativa.
Esse tipo de confraternização é comum nas cadeias gaúchas e não é ilegal. No entanto, devido ao baixo efetivo no período, já que os órgãos estão em regime de plantão, a comunicação prévia ao MP e ao Judiciário seria necessária para que fosse avaliada a segurança durante o churrasco, apontou Barin.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.