Em época de Páscoa, é preciso redobrar a atenção para a procedência e a conservação dos pescados. Peixe é um alimento saudável, mas muito sensível, razão para cuidados na hora da compra.“Peixe adulterado ou deteriorado não engana. O cheiro é diferente, ruim, aí a pessoa não vai consumir”, explica Ayres Chaves Lopes, chefe do Setor de Alimentos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).
Outro cuidado diz respeito à procedência do produto. Mercadoria clandestina, sem procedência clara ou informada, é sinal de perigo. Também é importante não comprar o produto e sair a passear. “O cidadão compra peixe no mercado e aproveita para passear, conversar com amigos, com o produto embaixo do braço. Quando chega em casa, já está deteriorado”, afirma Ayres.
Segundo a nutricionista Josete Baialardi Silveira, o ideal é comprar e colocar o pescado no gelo para manter a temperatura. Sua conservação deve estar a 2°C, com tolerância de até 4°C. Quando expostos em balcões, os pescados devem ser cobertos com espessas camadas de gelo. Congelados devem estar a -18°C, com tolerância de -12°C. Peixe pronto para consumir deve ter sido assado em temperatura acima de 60°C.
O descongelamento deve ser feito no refrigerador, não em água corrente ou temperatura ambiente. “Após a refeição, as sobras devem ser guardadas imediatamente em refrigeração. Quando reaquecer, tem de ser acima de 70°C”, orienta Josete. E acrescenta que o bacalhau, um dos pescados mais consumidos nessa época, deve ser dessalgado a uma temperatura menor do que 5°C. O descongelamento também pode ser feito em micro-ondas, mas para consumo imediato: “Descongelou, preparou, comeu”, avisa a nutricionista.
A inspeção das indústrias de pescados é feita pelos órgãos estadual e federal da agricultura (secretaria estadual e ministério). Cabe às vigilâncias das secretarias municipais de saúde fiscalizar se as condições estão próprias para consumo. “Na ausência da fiscalização do município, o Cevs vai agir, de forma complementar ou suplementar, como rege a Lei 8.080/90 que determina caber ao Estado cooperar técnica e financeiramente com os municípios. Inclusive por intermédio das 19 coordenadorias regionais de saúde”, diz Ayres. Ele acrescenta que, em municípios que não têm equipe de vigilância sanitária ou ela é mínima, é o Estado quem deve atuar.
Cuidados ao comprar
Peixes: observe musculatura resistente, ventre cilíndrico e aberturas naturais bem vedadas. A pele deve apresentar coloração variada e brilhante, as escamas devem ser brilhantes e estar bem aderidas, com as guelras úmidas e intactas. Os olhos devem ser brilhantes e vivos, preenchendo a órbita por completo. O odor é peculiar.
Crustáceos: atentar para o aspecto geral brilhante e úmido. O corpo deve estar com a curvatura natural, rígida, com as articulações firmes e resistentes. Carapaça própria e sem pigmentação estranha, olhos vivos e cheiro próprio suave.
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
Evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), na ExpoCamaquã 2025
Os atos fúnebres ocorrerão a partir das 16h30 na Funerária Camaquense
Saiba quais os locais onde deixar as suas doações
This website uses cookies.