Categories: Saúde

Secretaria da Saúde lança campanha de prevenção ao HIV/aids no carnaval 2023

Nesta quarta-feira (8/2), a Secretaria da Saúde (SES) passa a circular, em suas redes sociais, a campanha de prevenção ao HIV/aids no carnaval 2023. Com o slogan “Ô abre alas, mas não deixa a aids passar”, a iniciativa contempla, além de cards coloridos e festivos, vídeos informativos que serão veiculados nas mídias digitais a partir de quinta-feira (9/2).

“A prevenção ao HIV/aids tem de acontecer o ano todo, mas no carnaval intensificamos as ações porque as pessoas ficam mais expostas devido ao clima de festa e divertimento”, afirma a médica sanitarista Leticia Ikeda, do Hospital Sanatório Partenon, referência no atendimento a pessoas com HIV/aids e tuberculose no Estado. O alerta é ainda mais necessário porque a epidemia da doença no Rio Grande do Sul ainda se encontra em situação crítica, apesar da redução dos números de registros de infecção nos últimos anos.

Publicidade

De acordo com Leticia, a taxa de incidência de novos casos se caracteriza como uma epidemia generalizada em que o percentual de pessoas infectadas está acima de 1%. “Esse cenário é o mais desfavorável, do ponto de vista epidemiológico. Por isso é preciso impulsionar ações de prevenção em todo o território.”

Diagnóstico e tratamento

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Sanatório Partenon – hospital próprio da SES, localizado na Avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre – oferece serviços de prevenção ao HIV e de atendimento a pessoas soropositivas ou que estejam vivendo com aids. O local conta com ambulatório e hospital para adultos, gestantes e crianças e farmácia para antirretrovirais, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA Caio Fernando Abreu). Outro serviço, também vinculado à SES, é o Ambulatório de Dermatologia Sanitária, localizado na Avenida João Pessoa, 1327, também na capital.

Em todo o Estado existem serviços municipais e de referências, habilitados para diagnóstico e tratamento. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para obter informações e ter acesso aos preservativos que o SUS disponibiliza nos 497 municípios. As camisinhas são gratuitas e podem ser adquiridas em todo território do Estado. A SES é responsável pela logística de distribuição dos preservativos recebidos do Ministério da Saúde a todos os municípios gaúchos.

Existem, ainda, dois tipos de tratamentos preventivos por meio de comprimidos que podem ser acessados no SUS: Profilaxia pré-Exposição (PrEP), para pessoas que sabem que podem correr o risco de contaminação; e a Profilaxia pós-Exposição (PEP) para pessoas que estiveram em uma situação de provável contaminação nas últimas 72 horas.

Leticia explica que as pessoas podem ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolverem a aids, que é a doença causada pelo vírus HIV, a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida. “Hoje, toda pessoa diagnosticada que entra em tratamento já inibe a manifestação do vírus, por isso a importância da testagem”, avalia.

A médica ressalta que, além de usar preservativos, é importante que as pessoas realizem testagem para o HIV. “Quando alguém sabe que tem o vírus, pode procurar tratamento e ficar com carga viral indetectável. Logo, tratar quem tem o vírus é uma forma de prevenção também.”

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

5 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

6 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

6 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

7 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

8 horas ago

ACIC realiza edição especial da Reunião Almoço na ExpoCamaquã

Evento conta com o tema: CMPC e Região da Costa Doce, desafios e oportunidades

8 horas ago

This website uses cookies.