Foto: Rafaella Gonzalez/Acústica FM
Na manhã desta quarta-feira (19), o Secretário Municipal da Educação, Nelson Egon Geiger Filho, anunciou oficialmente o projeto para unir cinco escolas rurais em somente dois polos. Segundo ele, a motivação principal seria melhorar a qualidade de ensino, visto que há baixa quantidade de alunos por turma nessas escolas. O estudo técnico da proposta foi encaminhado ao Conselho Municipal de Educação.
O planejamento consiste em unir as escolas E.M.E.F. João Beckel, E.M.E.F. Rui Barbosa e E.M.E.F. Sílvio Luiz em um único polo, e as escolas E.M.E.F. Otto Laufer e E.M.E.F. Vicente Garcia em outro. Ainda não foi confirmado qual prédio escolar vai permancer em funcionamento e quais serão desativados.
Segundo o estudo técnico feito pela Secretaria, de 2010 a 2022 houveram quedas consideráveis no número de alunos dessas escolas, motivadas pelo êxodo rural e pela menor taxa de natalidade. Somente na escola João Beckel houve queda de 56% na quantidade de alunos. Além disso, o estudo aponta que a receita anual dessas escolas é de cerca de R$ 2 milhões, que devem ser melhor aplicados na área com essa redistribuição.
“Nesse estudo téncnico foi levado em consideração a localização geográfica das escolas, o transporte escolar, o horário de funcionamento e o Fundeb. Não serão fechadas escolas, serão criadas novas integradas. Nós queremos amenizar o déficit causado pela pandemia, além de melhorar as condições de ensino. Em algumas escolas, em dia de chuva, os alunos tem que voltar para casa por falta de estrutura”, comentou o secretário.
O transporte público gratuito será mantido e as vagas serão redistribuidas da maneira mais próxima às residências dos alunos. A secretaria se colocou à disposição para ouvir pais que tenham colocações a respeito do projeto, mas ressalta que não vai discutir questões políticas.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.