Cpers pede adiamento das aulas
Após o Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação (CPERS) pedir ao governo do Estado o adiamento das aulas em razão das altas temperaturas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) emitiu uma nota no final da tarde informando que o início do ano letivo está mantido para segunda-feira, 10 de fevereiro.
“A Secretaria da Educação informa que não haverá alteração no cronograma de início das aulas na Rede Estadual, marcadas para a próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.
A Seduc acompanha os alertas e orientações da Defesa Civil estadual e, por meio das coordenadorias regionais de educação, monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação.
Além disso, a secretaria está reforçando a orientação de medidas preventivas, como hidratação constante, para o começo do ano letivo”, diz a nota.
Pela manhã, em uma reunião com o sindicato, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, informou que as escolas têm autonomia para readequar seus calendários, caso a estrutura não comporte as altas temperaturas, seja por falta de ar-condicionado ou falhas no fornecimento de energia.
No entanto, a entidade exigia uma orientação geral para todas as unidades escolares sobre o tema.
“Nós pedimos a sensibilidade do governo, porque na semana que vem, que é o início das aulas, vai ser um calor excessivo em vários pontos do Estado.
Em Quaraí, os termômetros chegaram a 43 graus. Isso é muito calor, principalmente em algumas escolas que não têm ar-condicionado ou que sofrem com quedas de energia.
Há várias escolas no Estado, e algumas nem mesmo têm ventiladores com sustentação para funcionar. Imagina: se na sombra já faz calor, imagine dentro de uma sala de aula com 30 alunos. Então, nós queremos isso também como uma questão de preservação da saúde”, reivindica a presidente do CPERS, Rosane Zan.
O calendário escolar
As aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS) começarão no dia 10 de fevereiro de 2025. O ano letivo termina no dia 17 de dezembro de 2025. O calendário escolar de 2025 da rede estadual do RS inclui:
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.