O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, defendeu nesta quinta-feira (21), durante o seminário do programa Mais Água, Mais Renda, na Expoagro/Afubra, em Rio Pardo, a ampliação da irrigação no Estado. Mainardi destacou que quase a metade do PIB gaúcho está vinculado à agropecuária e que, uma das formas mais eficientes para se aumentar a produção se dá por meio do crescimento dos índices de produtividade.
“A irrigação, diante do fato de que temos restrições para ampliar as áreas de cultivo e criação é um dos métodos mais eficientes que temos à disposição para continuar contribuindo com o crescimento econômico e social do Estado”, afirmou. O secretário referiu-se, ainda, ao estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que indica a possibilidade de dobrar a produtividade de algumas culturas a partir do uso da irrigação. “Nos Estados Unidos, a irrigação é utilizada em 70% das culturas, enquanto em nosso Estado não chegamos nem a 3%. Estes dados nos impõem uma grande missão: a de direcionar todos os nossos esforços para vencer barreiras que ainda existem e disseminar os sistemas de irrigação por todo o Rio Grande do Sul”.
Mainardi aproveitou a ocasião para reunir-se com secretários da agricultura de nove municípios da região, a quem falou sobre os programas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Durante o evento, também foi assinado um novo contrato de financiamento pelo programa Mais Água, Mais Renda.
O produtor rural Onélio Lopes dos Santos, de Rio Pardo, que planta milho, hortigranjeiros e fumo financiou, junto ao Banrisul, utilizando linha do Pronaf, a aquisição de equipamento de irrigação. Uma delegação de Alagoas, liderada pelo secretário da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, participou do seminário.
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
This website uses cookies.