Secretário participa do lançamento do Programa Criança Feliz do Ministério do Desenvolvimento

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Paladini participa, nesta quarta-feira (5), em Brasília, do lançamento nacional do Programa Criança Feliz, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). O tema foi pauta do encontro entre a equipe técnica do Departamento de Assistência Social (DAS), da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e coordenação Programa Primeira Infância melhor (PIM) da Secretaria da Saúde, na tarde desta terça-feira (4).

Criado em 2013, pelo então secretário da saúde do RS, Osmar Terra, o PIM tornou-se referência de política pública no atendimento à primeira infância e foi utilizado como base para a versão nacional do programa que será aplicado em todo o país. Desde sua criação, o PIM tem por objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Publicidade

A diretora do DAS, Carla Saraiva, explica que a expressiva maioria dos atendimentos acontece nas estruturas da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS e CREAS). “Trata-se de um programa intersetorial, com envolvimento de diferentes secretarias, desenvolvido com a estrutura da Assistência Social. Por isso a importância desses encontros para alinharmos as ações que agora ganham uma dimensão nacional”, avaliou.

Para a coordenadora adjunta do PIM, Gisele Mariuse, comemorou o reconhecimento do programa como uma das tecnologias sociais mais eficazes de estímulo ao crescimento e desenvolvimento infantil. “Isso se deve a sua metodologia de atenção que tem, no fortalecimento das competências familiares, o mote do trabalho”.

Destacou, ainda, que a abordagem intersetorial do PIM e suas estratégias de monitoramento e avaliação que permitem a qualificação sistemática de suas ações e a comprovação dos efeitos positivos nas famílias, gestantes e crianças atendidas.

Atualmente o Programa Primeira Infância Melhor atua em 242 municípios, atendendo 51.700 famílias, 7.755 gestantes e 56.870 crianças. O trabalho é realizado por 2585 visitadores.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

15 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

18 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

19 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

20 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

21 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

21 horas ago

This website uses cookies.