Destaque Duplo

Segundo o Irga, Rio Grande do Sul semeou 287 mil hectares da safra de arroz

Os produtores gaúchos já semearam 287.274 hectares da safra de arroz 2023/2024, conforme mostra o primeiro levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Isso representa 31,83% da área total de 902.424 ha estimada pelo Irga.

Os dados são da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), a partir de informações apuradas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia.

O atraso ocorreu devido às chuvas, principalmente em setembro, o que impossibilitou que a maioria dos produtores pudessem realizar a semeadura em suas lavouras. Na Planície Costeira Externa, o início do plantio das primeiras lavouras de pré-germinado ocorreu na segunda quinzena de agosto, com poucas áreas semeadas. Em setembro, a semeadura ficou inviabilizada até mesmo para o pré-germinado. No início de outubro, algumas áreas começaram a ser semeadas em cultivos em linha, com poucas janelas para a semeadura e ainda com muitas áreas a serem preparadas e dessecadas para depois serem plantadas. Nas áreas próximas à Lagoa dos Patos, onde as águas da região estão custando a baixar, os produtores ainda estão no aguardo de uma janela para retomar o plantio. Na Planície Costeira Interna, aproximadamente 40% são de pré-germinado, com uma área significativa em desenvolvimento vegetativo no momento.

Na Zona Sul do Estado, os trabalhos começaram no final de agosto, com uma pequena área em Rio Grande, mas a maioria dos produtores só conseguiu iniciar a semeadura na última semana de setembro devido aos mais de 500 milímetros de chuva registrados no mês. Cabe salientar que os produtores acreditaram na previsão de El Nino, intensificando a drenagem nas áreas a serem semeadas, retirando o adubo da linha permitindo maior agilidade na semeadura e trabalhando em turno de 24 horas para aproveitar ao máximo as janelas proporcionadas pelos dias sem chuva.

A região da Campanha deu início à semeadura nos primeiros dias deste mês, sendo que na última semana teve uma evolução mais significativa, principalmente nos municípios de Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento, conforme verificaram os técnicos do Irga.

Já na Fronteira Oeste, a semeadura teve início em agosto, porém em área pouco expressiva. Em setembro, a FO teve um avanço de apenas 2,5%. Porém, nos últimos 15 dias o produtor conseguiu entrar nas lavouras para realizar a semeadura da safra 2023/2024.

Texto: Ascom IRGA

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

4 erros comuns que pode estar matando sua Costela de Adão lentamente

A Costela de Adão (Monstera deliciosa) é uma das plantas mais populares na decoração de…

4 horas ago

Altar macabro com crânios é descoberto no México

Autoridades investigam os restos humanos encontrados no local

7 horas ago

Hoje na história – 16 de março – Collor manda confiscar cadernetas de poupança

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

16 horas ago

Acic renova identidade visual para celebrar os 90 anos de atuação

A atualização da marca reflete a história da entidade, e também sua evolução e compromisso…

23 horas ago

Após enchentes, Serra Gaúcha pode levar 40 anos para recuperar o solo

Estudo mostra perda de mais de 85% do estoque de carbono na região

24 horas ago

Análise de solo: sua importância e benefícios

Análise de solo é fundamental para a tomada de decisões na agricultura, sendo a base…

24 horas ago

This website uses cookies.