Fotos: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal
A Polícia Penal realizou, na tarde desta terça-feira (23), a formatura do I Curso de Segurança Institucional (CSI). Ao todo, 13 novos agentes operacionais concluíram o treinamento e estão aptos a integrarem o Grupo de Segurança Institucional (GSI).
O GSI tem como finalidade planejar, coordenar e executar o serviço de segurança pessoal do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, do superintendente dos Serviços Penitenciários e dos seus respectivos adjuntos, assim como em eventuais necessidades da instituição.
O curso, promovido pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP) e pelo GSI, teve início no dia 15 de abril e foi encerrado no último sábado (20), totalizando 80 horas-aula. A formação compreendeu teste de aptidão física (TAF), entrevistas psicológicas e direcionadas, e temas como o uso diferenciado da força, da inteligência, os primeiros socorros, a retenção e contrarretenção, o atendimento pré-hospitalar (APH), o treinamento físico, as técnicas de ações imediatas e a condução veicular.
Para o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a formação demonstra o empenho na qualificação do trabalho executado, fundamental e importante para a segurança institucional:
“Vocês colocam suas experiências à disposição do outro, dando suporte àqueles que por aqui passaram ou ainda passarão, possibilitando que a Polícia Penal seja cada vez maior e mais forte”, disse.
As aulas práticas foram realizadas na ESP, no Parque Assis Brasil, em Esteio, no Complexo Cultural do Porto Seco e na sede da Guarda Municipal de Porto Alegre. A equipe de instrutores foi composta por operacionais do próprio GSI, do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP), do Grupo de Ações Especiais (Gaes), do Grupo de Segurança e Defesa (GSD), da Polícia Federal, e da Polícia Civil.
O superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz, destacou as mudanças que vêm acontecendo no sistema prisional nos últimos anos:
“Estamos em constante processo de evolução, de quebra de paradigmas e de resolução de problemas históricos. Dentre esses processos de mudança, no dia 5 de dezembro de 2023, foi publicado o decreto que regulamenta o Grupo de Segurança Institucional, que vem crescendo, evoluindo e se tornando referência; estarmos aqui hoje, formando a primeira turma do primeiro Curso de Segurança Institucional, é resultado do compromisso de cada integrante do GSI com o serviço público e com a responsabilidade e desempenho de suas atividades”, afirma,
Também participaram da formatura a superintendente adjunta dos Serviços Penitenciários, Deisy Vergara, o diretor-geral da Polícia Penal, Sergio Dalcol, o diretor da ESP, Marcio Marks, e o coordenador do GSI, Roger Paim.
Fonte: Ascom Polícia Penal
Seu cachorro come grama com frequência? Entenda quando isso é normal e quando é sinal…
Neste primeiro momento, poderão antecipar o exercício do contrato os produtores e as cooperativas da…
Além do valor principal de R$ 50 mil, serão sorteados dez prêmios de R$ 5…
A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…
Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…
Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias
This website uses cookies.