Foto: Divulgação
A semeadura de arroz para a safra 2024/2025 no Rio Grande do Sul já alcançou 77,6 mil hectares, de acordo com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Embora o número represente 8,1% da área projetada de 948,3 mil hectares, as fortes chuvas dos últimos dias têm atrasado os trabalhos e gerado preocupações entre os produtores.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Conforme o Irga, a Fronteira Oeste é a região que mais avançou no plantio, com 75 mil hectares já semeados, o equivalente a 26,7% do total estimado. Na região Central, o número é de 1,3 mil hectares, representando 1% dos 125,8 mil hectares previstos.
“Apenas os arrozeiros da Zona Sul ainda não iniciaram a semeadura devido às fortes chuvas”, explica Luiz Fernando Siqueira, gerente da Extensão Rural do Irga. Segundo ele, as demais regiões também devem enfrentar dificuldades para realizar o plantio enquanto o tempo não melhorar.
O mês de outubro é considerado o período ideal para a semeadura do arroz, mas o excesso de chuvas tem prejudicado a preparação do solo em muitas propriedades. “Parte da semeadura deverá ocorrer apenas em novembro”, afirma Alexandre Velho, presidente da Federarroz.
Apesar do atraso, Velho ressalta que ainda é cedo para projetar o volume da próxima safra, pois a área total a ser plantada ainda precisa ser consolidada. Além disso, a previsão de inversão climática e a possibilidade de falta de chuva nos próximos meses geram incertezas.
“No momento, estamos com excesso de água, mas podemos enfrentar a falta dela nos próximos meses”, alerta Velho.
Enquanto a situação na lavoura se define, o mercado do arroz mostra uma certa estabilidade. Com a saca de 50 quilos sendo comercializada em torno de R$ 120,00, o momento é de equilíbrio entre produtores, indústria e varejo, com uma leve tendência de queda nos preços para o consumidor.
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.