Categories: JustiçaPolítica

Senado decide nesta quarta se afasta Dilma definitivamente da Presidência

Após o discurso de 67 senadores, o julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff foi suspenso já na madrugada desta quarta-feira para ser retomado no fim da manhã. A data deverá ser o marco dos procedimentos, com a votação dos parlamentares definindo se Dilma será afastada definitivamente, ou retomará o cargo no Planalto. Ao final dos discursos, 44 declararam voto pró-impeachment e 18 pela absolvição. 

Para afastar a presidente, serão necessários 54 votos favoráveis ao impedimento de Dilma, de um total de 81 senadores. As projeções mais recentes indicam o afastamento definitivo da petista. Integrantes da base do governo interino de Michel Temer, nos bastidores, acreditam que o placar possa passar dos 60 votos pró-saída. 

Publicidade

Nesta quarta, a sessão está marcada para iniciar às 11h, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, lerá o relatório resumido com os fundamentos da acusação e da defesa. Depois disso, quatro senadores poderão se pronunciar, dois favoráveis à condenação e dois à absolvição. Eles terão direito a cinco minutos cada. 

A partir daí, poderá ser iniciada a votação, de forma nominal e eletrônica. Cada senador deverá optar sim ou não para a pergunta “Dilma Rousseff cometeu os crimes de responsabilidade?” 

Definido o placar, Lewandowski lavra e lê a sentença. Os senadores assinam o documento e é feita a comunicação oficial à presidente afastada e ao presidente interino.

 

Eventual posse de Temer deve seguir rito da de Itamar 

Caso Dilma de fato seja afastada, o rito da posse de Temer poderá ocorrer ainda na quarta-feira. O presidente do Senado, Renan Calheiros, deverá convocar sessão solene, o que pode ocorrer pouco depois de definido o resultado. 

Se Renan decidir seguir o modelo adotado pelo então presidente do Senado em 1992, Mauro Benevides, Temer deve ser recepcionado pelo peemedebista em seu gabinete e aguardar líderes para alguns cumprimentos. Itamar Franco foi acompanhado dos líderes que o “buscaram” na sala de Benevides até o Plenário da Câmara, onde são realizadas as Sessões Solenes. 

Na cerimônia, o presidente do Congresso dirige algumas palavras ao presidente que será empossado. Não há até o momento previsão de discurso de Temer, que pelas regras estabelecidas, deve apenas fazer um juramento. O Planalto quer que a cerimônia seja o mais breve possível a tempo de Temer cumprir todos os compromissos agendados na viagem à China, cujo embarque está previsto para o fim da tarde.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

1 hora ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

8 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

9 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

9 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

10 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

11 horas ago

This website uses cookies.