Senadores aprovam regulamentação do mercado de criptomoedas

O Senado aprovou ontem (26) um projeto que traz a regulamentação do mercado nacional de criptomoedas. A proposta traz diretrizes para a “prestação de serviços de ativos virtuais” e regulamenta o funcionamento das empresas prestadoras desses serviços. O texto retorna para a Câmara dos Deputados.

As criptomoedas são um tipo de dinheiro totalmente digital, negociado pela internet. O crescimento acelerado desse mercado em todo o mundo tem gerado preocupação com seu uso para lavagem de dinheiro diante da insuficiência de regulamentação. Para o novo mercado funcionar, as prestadoras de serviços de ativos virtuais terão que obter prévia autorização “de órgão ou entidade da Administração Pública Federal”.

Publicidade

De acordo com o texto aprovado, ativo virtual é “a representação digital de valor que pode ser negociada ou transferida por meios eletrônicos e utilizada para realização de pagamentos ou com propósito de investimento”, com exceção das moedas nacionais tradicionais e ativos já regulamentados em lei. O Poder Executivo terá que indicar um órgão da Administração Pública Federal para definir quais serão os ativos financeiros regulados pela futura lei.

A prestação de serviço de ativos virtuais terá que seguir algumas diretrizes, como a obrigação de controlar e manter de forma segregada os recursos dos clientes. Também terá que adotar boas práticas de governança, transparência nas operações e abordagem baseada em riscos; segurança da informação e proteção de dados pessoais; proteção e defesa de consumidores e usuários; proteção à poupança popular; solidez e eficiência das operações.

Será exigida ainda a prevenção à lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos e valores, combate à atuação de organizações criminosas, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa, em alinhamento com os padrões internacionais.

A regulamentação não valerá para as NFTs (Non-Fungible Tokens). Segundo o relator do substitutivo aprovado, senador Irajá (PSD-TO), a NFT, uma espécie de certidão digital de um serviço, poderá ser regulada pelo Executivo em um ato posterior à aprovação do projeto.

TEXTO: Agência Brasil

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

7 segundos ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

23 minutos ago

Chuvas intensas causam transtornos em Camaquã

Alagamentos e acúmulo de barro são registrados nesta sexta

39 minutos ago

Oito apostadores gaúchos acertaram a quina e faturam R$ 25 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 - 05 - 17 - 24 - 38 - 57

1 hora ago

Viatura da Brigada Militar sai da pista na BR-116 em Camaquã

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (09)

1 hora ago

Grêmio x Bragantino: tricolor busca reabilitação no Brasileirão

Retornos de jogadores animam torcedores tricolores para o confronto

2 horas ago

This website uses cookies.