SES distribui 224,2 mil doses da vacina CoronaVac

A Secretaria da Saúde (SES) realizou nesta segunda-feira (1) a distribuição das 224,2 mil doses da vacina contra a Covid-19 CoronaVac ainda estavam em estoque na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Destas doses, 170,8 mil são referentes à segunda aplicação dos grupos prioritários da primeira fase da campanha de vacinação. Os 53,4 mil frascos restantes são das vacinas recebidas pelo Instituto Butantan no último dia 25, e serão utilizadas para ajustes das estimativas da população nos grupos de risco.

A Secretaria da Saúde se baseou em dados da base apresentada pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, que toma por base as campanhas de influenza cuja vacinação inclui pessoas de 18 a 59 anos. A vacinação contra a Covid-19, porém, inclui trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que fez com que o cálculo inicialmente utilizado para a distribuição de vacinas precisasse de correções.

Publicidade

O CNES informou uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde e, com os ajustes, o valor de referência passa a ser 407 mil. Além disso, algumas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) não estavam cadastradas no CNES, o que fez com que o número real de idosos institucionalizados fosse subestimado.

Ou seja, do total de vacinas, 170,8 mil são para segunda aplicação e 53,4 mil serão utilizadas para a aplicação da primeira dose em pessoas ainda não imunizadas. O objetivo é que, com esse quantitativo, todos os municípios atinjam 100% de vacinação dos grupos prioritários de indígenas aldeados, população de 60 anos ou mais institucionalizada e pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas. As demais doses serão destinadas para garantir a continuidade da imunização da primeira dose dos profissionais de saúde de linha de frente e demais profissionais da saúde. Dessa forma, todos municípios receberam, pelo menos, 66% das doses previstas para essa população.

A logística de distribuição foi a mesma utilizada nas outras duas distribuições, com apoio aéreo e terrestre. O Rio Grande do Sul recebeu, até agora, um total de 511,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19.

As doses distribuídas nesta segunda-feira (1) foram entregues por via aérea com apoio da Brigada Militar para as CRSs 4ª (Santa Maria), 5ª (Caxias do Sul) e 7ª (Bagé). As demais foram distribuídas por via terrestre. Apenas as 3ª (Pelotas) e 18ª (Osório) coordenadorias optaram por buscas as doses na quarta-feira (3), em decorrência do feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (2).

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

1 dia ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

1 dia ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

1 dia ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

1 dia ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

2 dias ago

This website uses cookies.