Após pedido do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde (Cosems-RS), a Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) retornou para 12 semanas, o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer.
No último dia 12 a SES havia encurtado o intervalo para 10 semanas como ação preventiva em relação à descoberta dos -na época-, casos suspeitos da variante Delta. Até o momento, o estado já confirmou a infecção de três pessoas com a mutação do vírus.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O pedido do Cosems foi realizado com base da recomendação do Ministério da Saúde para que se mantivesse o intervalo de 12 semanas, em virtude de que a alteração poderia provocar falta de doses para segunda aplicação da vacina, visto que, o envio de imunizantes aos estados considera o intervalo de 12 semanas.
A reportagem da emissora entrou em contato com a Secretaria e recebeu a informação de que o intervalo reduzido (10 a 12 semanas) ficou restrito à remessa da AstraZeneca que o Estado tinha em estoque na Ceadi, e que já foi distribuída aos municípios.
> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui!
Ainda de acordo com a SES, se o município ainda tiver doses dessa remessa, pode usar o intervalo menor. A decisão foi pactuada em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) pode usar o intervalo menor. A decisão foi pactuada em reunião da Comissão.
Há possibilidade, dependendo da quantidade de doses enviadas nas próximas remessas das vacinas AstraZeneca e Pfizer, de ser discutida, em reunião da CIB, a revisão dos intervalos da segunda dose.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.