Sesc-RS divulga selecionados do "Circula Sesc - Artistas Gaúchos pelo Brasil". Foto: Divulgação/Sesc-RS
O Sesc-RS divulgou na última quarta-feira (18), a lista de projetos artísticos selecionados ao “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, que irá levar projetos culturais do Rio Grande do Sul para o resto do país. A convocação pública, lançada no final de agosto e voltada exclusivamente a profissionais da cultura de cidades que decretaram calamidade pública em razão das enchentes, recebeu 525 propostas
O processo de seleção contou com a participação, além da entidade, do Departamento Nacional do Sesc, do Governo do Estado, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul. Entre os escolhidos, estão 24 propostas de literatura, como encontros com escritores, contação de histórias, saraus e oficinas, 24 espetáculos de música e 24 de artes cênicas que contemplam dança, teatro e circo. A lista de convocação está publicada no site do Sesc-RS.
São cerca de 270 profissionais contemplados, ao todo. Eles irão compor circuitos de apresentações fora do Estado, já a partir de outubro, com cachê, transporte, hospedagem, alimentação e demais despesas custeadas pelo Sesc. Estão no roteiro circuitos por 18 estados: Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás. Cada proposta contemplada realizará três apresentações. A programação completa será divulgada em breve.
“O ‘Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil’ tem o objetivo de incentivar a retomada e o desenvolvimento do setor cultural, que foi afetado pela tragédia climática. Milhares de profissionais da cultura ainda se encontram em situações muito desafiadoras e é uma responsabilidade compartilhada a de auxiliar essas pessoas a se reerguerem e de fomentar a economia criativa que é tão pujante em nosso Estado. Este projeto, viabilizado junto ao Departamento Nacional do Sesc, com o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados, será uma grande vitrine aos nossos talentos, dando visibilidade e gerando o potencial de novas oportunidades a estes profissionais. Estamos muito empolgados com o início destes circuitos”, comenta a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.