Categories: Educação

Sisu 2025: saiba como se inscrever e concorrer as vagas

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 estarão abertas a partir da próxima sexta-feira, dia 17 de janeiro, e se estenderão até o dia 21 de janeiro. O Sisu é a principal porta de entrada para estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e desejam concorrer a vagas em universidades públicas estaduais e federais de todo o país.

O Sisu, criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC), é um sistema totalmente automatizado que utiliza as notas do Enem para classificar os candidatos. Para participar do Sisu 2025, é necessário ter realizado o Enem 2024 e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. Candidatos que fizeram o Enem como “treineiros” não estão aptos a concorrer.

Publicidade

Sobre as inscrições para o Sisu 2025

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Sisu. Os candidatos precisam ter em mãos o número de inscrição do Enem, a senha cadastrada e os dados de login único do governo federal. Durante o período de inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, as universidades desejadas, o turno e a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas). As opções de curso podem ser alteradas até o encerramento das inscrições.

A seleção dos candidatos é feita com base na nota do Enem, no número de vagas em cada curso e na modalidade de concorrência. Algumas instituições de ensino podem exigir uma média e/ou nota mínima em determinada prova do Enem para certos cursos, além de atribuir pesos diferentes às notas das provas. Durante o período de inscrição, os estudantes podem consultar suas classificações parciais e notas de corte, que servem como referência para auxiliar na escolha dos cursos.

Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular podem manifestar interesse em participar da lista de espera, desde que não tenham sido selecionados em nenhuma de suas opções de curso. A convocação para a matrícula na lista de espera é de responsabilidade das próprias instituições de ensino. O MEC disponibiliza um simulador de notas de corte online, que permite aos candidatos consultarem as notas de corte de edições anteriores.

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Sicredi abre inscrições para o Fundo Social 2025

Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…

41 minutos ago

Cremers interdita ensino de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas

Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população

1 hora ago

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

1 hora ago

Nota de falecimento: Carlos Bahr morre aos 89 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista

2 horas ago

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro mortos em Soledade

Colisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na BR-386

2 horas ago

This website uses cookies.