Há algumas semanas a Prefeitura Municipal de Canguçu disponibilizou em seu site oficial a opção de tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS tendo em vista que cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem bem as línguas faladas em seus países. A maior parte deles é alfabetizada em línguas de sinais e depende delas para se comunicar.
Nosso site agora possui o VLIBRAS uma ferramenta resultado da parceria entre o Ministério da Economia (ME), por meio da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o VLibras é um conjunto de ferramentas que traduz conteúdos digitais em LIBRAS, tornando as plataformas Web acessíveis para pessoas surdas.
Tradução do português para LIBRAS em tempo real em um clique. Ao abrir a ferramenta de tradução e clicar em um paragrafo o VLIBRAS faz a tradução do texto selecionado.
Porque traduzir para LIBRAS?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 360 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva no mundo, sendo que quase 10 milhões destas, de acordo com o censo IBGE 2010, são brasileiras. No Brasil, a língua utilizada pela comunidade surda é a Libras, reconhecida por lei como língua oficial do país junto com o português.
Nesse cenário, atividades simples como fazer um pedido em um restaurante ou assistir a um filme se tornam grandes desafios para os surdos, que vivem como estrangeiros na própria terra, impossibilitados de usufruírem de serviços básicos pela falta de acessibilidade em Libras.
A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira, o advogado Daniel Nardon por falsificação de documento particular,…
Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município
Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…
Loja agora conta com lounge para descanso, totem kids e área de maquiagem ainda mais…
Político defende mais representatividade para a região sul do Estado
De acordo com Caron, situações em que se perceber suspeita de violência doméstica durante o…
This website uses cookies.