Solicitação de poda e abate de árvores em Camaquã. Foto: Diego Costa | Acústica FM
Secretário do Meio Ambiente, Maicon Nava, alerta sobre podas e abate de árvores em Camaquã durante entrevista ao programa Primeira Hora, desta segunda-feira (01). As podas e abates de exemplares arbóreos em logradouros públicos é de competência exclusiva do município.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As podas de árvores podem ser agendadas na Secretaria do Meio Ambiente de Camaquã, através do site da Prefeitura de Camaquã, através do link, ou diretamente na sede da secretaria, localizada na rua Manoel da Silva Pacheco, no Centro Administrativo, mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 8191-4382 (somente mensagem de texto e foto). A solicitação de autorização de intervenções em espécies arbóreas nativas nas propriedades privadas no perímetro urbano ou rural, também deverão ser solicitadas via da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Segundo o secretário, cerca de 70% dos pedidos recebidos na secretaria são de podas e abate de árvores. Ele afirma que o prazo máximo é de 30 (trinta) dias para realização deste tipo de serviço.
Eucalipto e pinos não é necessário solicitar autorização para a Secretaria do Meio Ambiente, de acordo com Nava.
Está caindo folhas: Algumas árvores perdem sua folhagem naturalmente para entrar em um período de dormência. Em pouco tempo, elas cessarão essa atividade e logo mais estarão com uma nova e linda copa que nos dará uma maravilhosa sombra. E retirar as folhas que estão na copa não é apenas acelerar um processo natural, mas impedir a produção de energia para suportar esse período de dormência. É um pequeno preço a se pagar, por esse motivo, a poda não deve ser realizada!
A árvore está fazendo muita sombra e, consequentemente, deixando a casa muito úmida ou reduzindo a iluminação pública: A copa da árvore fará sombra, é inevitável! Se esta sombra está causando umidade ou reduzindo a iluminação pública é porque a árvore foi plantada em local inadequado. Portanto, deverá ser analisada a necessidade de substituição da árvore em questão. Se esse é o único motivo, a poda não deve ser realizada!
Ladrões estão se escondendo na árvore: Pessoas costumam utilizar as árvores para descanso e/ou lazer. Se houver algum indício de que estas pessoas cometeram ou estão cometendo algum crime, o indicado é entrar em contato com a polícia, que é o órgão responsável pela segurança pública. Eliminar a copa da árvore causaria inúmeros problemas para o ambiente sem resolver a questão da segurança. Se esse é o único motivo, a poda não deve ser realizada!
Alguns galhos estão encostando-se à rede elétrica e/ou está danificando a calçada, paredes ou outras partes da residência: Em outros casos, a população poderá solicitar essa poda à Prefeitura por meio de protocolo geral (por escrito), que será analisada, caso a caso. Não há uma época adequada para esse pedido, pois cada caso é específico. Deve ser avaliada a necessidade de substituição da árvore em questão, que pode ter sido plantada sem um planejamento adequado.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.