Foto: Bruno Bonilha/Acústica FM
Na manhã desta sexta-feira (14), o Programa Primeira Hora recebeu o médico pneumologista, Dr. Marcelo Mallmann, para sua participação semanal. Na ocasião, o doutor abordou a atuação dos sprays e bombinhas no sistema respiratório, esclarecendo mitos e destacando a importância desses medicamentos no tratamento de doenças respiratórias crônicas.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Segundo Dr. Mallmann, é essencial que a população entenda que os sprays e bombinhas não fazem mal ao coração, independentemente da idade do paciente. Pelo contrário, ele afirma que os broncodilatadores são o tratamento de escolha para pacientes com DPOC, incluindo bronquite crônica e enfisema pulmonar:
“Estamos tratando a doença e evitando as famosas exacerbações ou crises, que são episódios de falta de ar que podem levar o paciente ao pronto-socorro,” explicou.
Ele ressaltou que há inúmeros estudos demonstrando que uma crise em pacientes com enfisema ou bronquite aumenta significativamente o risco de infarto agudo do miocárdio nos primeiros sete a dez dias após a crise:
“Outros trabalhos mostram que a troponina, um elemento do sangue que medimos quando suspeitamos de dano cardíaco, atinge um pico no terceiro dia da exacerbação,” acrescentou.
Dr. Mallmann enfatizou que os broncodilatadores ajudam a prevenir essas crises de falta de ar, reduzindo assim o risco de complicações cardíacas. Ele concluiu destacando a importância do uso correto desses medicamentos para garantir a qualidade de vida dos pacientes com doenças respiratórias crônicas.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.