Prazo para acumular notas fiscais com CPF e obter desconto no IPVA 2025 termina em outubro. Foto: Valério Weege/Acústica FM
O seguro obrigatório para veículos, agora denominado Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), está de volta.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano, a lei que determina a cobrança do seguro revoga a decisão tomada pelo governo anterior de extinguir o DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
Apesar da mudança de nome, a principal função do seguro continua a mesma: garantir indenizações às vítimas de acidentes de trânsito. O dinheiro arrecadado com a cobrança será destinado a cobrir custos de assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional para vítimas com invalidez parcial.
Quem precisa pagar o SPVAT?
A cobrança do SPVAT será obrigatória para todos os proprietários de veículos terrestres, como carros e motocicletas. O pagamento deverá ser realizado anualmente, assim como ocorria com o DPVAT.
O que está coberto pelo SPVAT?
O seguro cobre as vítimas de acidentes de trânsito, independentemente de quem tenha causado o acidente ou do tipo de veículo envolvido. A cobertura é válida em todo o território nacional e inclui:
A cobrança do SPVAT está prevista para começar em 2025. Mais detalhes sobre o valor da taxa e a forma de pagamento devem ser divulgados nos próximos meses.
Quem tem direito às indenizações?
Qualquer pessoa envolvida em um acidente de trânsito, seja ela motorista, passageiro ou pedestre, tem direito às indenizações do SPVAT, desde que haja alguma lesão decorrente do acidente.
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
This website uses cookies.