Tendo como objetivo despertar o interesse de crianças e jovens pela Gaita, possibilitando o acesso ao instrumento e a noções básicas de aprendizado e aperfeiçoamento de Gaiteiros, a Administração Municipal de Tapes, em parceria com Instituto Borghetti, dirigido pelo conhecido músico acordeonista Renato Borguetti e seu irmão Marcus, fechou convênio com o Instituto e trará para o município o projeto “Fábrica de Gaiteiros”, que iniciou em setembro de 2010 e hoje atende quatro municípios do RS.
Tapes possui diversos projetos de música e a ideia é tornar o município um local de referência cada vez maior de músicos no Rio Grande do Sul. Estes projetos musicais, além do caráter social, buscam novos talentos e valorizam a tradição do Estado, e com esta inclusão social, aumenta a autoestima e o espírito de coletividade, estimulando a sensibilidade e o conhecimento da cultura local. É o que Projeto Fábrica de Gaiteiros procura, atingir todas estas premissas e busca retomar a antiga tradição do Estado RS, em ser um Celeiro de Gaiteiros.
Com a parceria fechada, a previsão de início das aulas é para a segunda metade de abril, e os alunos terão uma sala específica com aula individual para aprender a tocar a Acordeon Diatônica de 8 baixos, fabricada com madeira de eucalipto doado pela Celulose Riograndense. As Gaitas e material didático serão disponibilizados durante as aulas para o aprendizado do aluno. O público-alvo do Projeto são crianças de 7 a 15 anos que tenham interesse em aprender o instrumento e as inscrições que serão abertas após o lançamento do projeto, terão vagas limitadas e, em breve, haverá uma divulgação específica sobre quando e onde serão feitas as inscrições.
A Fábrica de Gaiteiros é uma parceria entre Instituto Borghetti, o empresário Robério Pata, Administração Municipal de Tapes através da Secretaria de Educação e Cultura e o apoio da Celulose Riograndense. Desde o início das conversações para trazer o projeto para Tapes, todos os envolvidos não pestanejaram em nenhum momento para que ele acontecesse no município. O lançamento do projeto está previsto para o início do mês de abril, e será em grande estilo, já com a presença confirmada de Renato Borguetti e também de alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros de outro município, onde farão uma apresentação para a população tapense.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.