Categories: Economia

Tarifa de energia deve ficar no patamar 2, se escassez de chuva continuar

Se o cenário hidrológico permanecer desfavorável, com o registro de chuvas abaixo da média histórica, a tarifa elétrica em novembro poderá permanecer no patamar2, que adiciona R$ 3,50, a cada quilowatt-hora (Kwh) consumido. “A continuar com o desenho que temos até agora, aponta-se para a manutenção da bandeira vermelha patamar 2”, disse nesta sexta-feira o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino.

O assunto será tema da reunião da agência na próxima terça-feira. Na ocasião, a agência deverá lançar uma consulta pública para discutir a metodologia de acionamento das bandeiras, que, atualmente se baseia no valor do Custo Marginal de Operação (CMO) para o próximo mês.

Publicidade

Isso significa que, se houver um grande volume de chuva nos próximos dias, o modelo toma essa precipitação para constituir o valor futuro, mesmo que as chuvas diminuam.

A Aneel avalia a possibilidade de que também seja considerado o nível de armazenamento dos reservatórios no cálculo da tarifa. Se a fórmula que será debatida estivesse em vigor, a agência poderia ter acionado antes as bandeiras amarela e/ou vermelha durante o período seco, quando já se esperava uma hidrologia desfavorável e diminuição acima da média do volume dos reservatórios.

Na quinta-feira, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) disse que vai reforçar o pedido para a Petrobras para “viabilizar” combustível para as termelétricas operacionalmente disponíveis, mas que estão paradas por falta do insumo. No início do mês, diante da previsão de que o armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas fique abaixo do verificado em 2014, ano mais crítico do histórico recente, o comitê já havia decidido acionar a petrolífera para fornecer combustível para algumas termelétricas movidas a gás.

Por conta do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, o governo tem que acionar as usinas térmicas para garantir o fornecimento de energia. Na reunião, o comitê reiterou que não há risco de desabastecimento de energia e, após análise de custos e benefícios, o voltou a descartar o acionamento das usinas termelétricas mais caras, cujo custo está acima do preço da energia no mercado à vista, o chamado “despacho fora da ordem de mérito”.

Com essa decisão, permanecerão desligadas as térmicas cujo custo da energia supera o preço no mercado de curto prazo. O tema, entretanto, será debatido novamente na próxima semana. Além disso, o comitê também reiterou, se necessário, o aumento da importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai “na medida em que for possível”.

De acordo com o comitê, o cenário hidrológico para os próximos sete dias tem previsão de “anomalias negativas de precipitação na região central do Brasil”, área de abrangência das bacias de maior relevância para a geração de energia elétrica e de precipitação acima da média no extremo Sul, o que aponta para um atraso na transição para o período úmido em relação ao histórico de chuvas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Criadores de ovinos se reúnem em Camaquã para discutir a criação de núcleo para fortalecer a produção

Encontro ocorrerá na noite desta quarta-feira (30), no Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré

13 minutos ago

Homem é preso por vender mosquitos transmissores da dengue

Esquema de infecção intencional foi revelado após denúncia

17 minutos ago

Vídeo mostra momento de acidente com motocicleta em Camaquã

Ultrapassagem pela direita ocasionou a colisão na manhã desta terça

39 minutos ago

Acidente: motociclista fica ferido durante colisão em Camaquã

Porta de vidro de um comércio ficou destruída após impacto

51 minutos ago

Por que a tecnologia de pagamento seguro é fundamental para a legalização dos cassinos on-line no Brasil

Entenda como a tecnologia vai além de conveniência; jogadores precisam de sistemas que possibilitem a…

1 hora ago

Ponte em Arambaré é interditada nesta terça-feira para obras

Obras no local visam otimizar o escoamento das águas da chuva

1 hora ago

This website uses cookies.