Tarso afirma que Estado vai recorrer de decisão do TJ

Após liderar missão governamental a Cuba e à Europa, o governador Tarso Genro garantiu, nesta terça-feira (13), no Palácio Piratini, que o Estado vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), que acatou o pedido de liminar para suspender a elevação da contribuição previdenciária dos servidores do Estado de 11% para 13,25%. O chefe do Executivo também fez um balanço da viagem e dos acordos firmados no país caribenho e das conversas com autoridades da França e de Portugal. 

O governador criticou o deferimento da liminar da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública e reforçou a disposição do Executivo em manter a aposentadoria com direitos adquiridos e fundos públicos. Embora respeite a decisão do TJRS, Tarso afirmou que existe jurisprudência no Supremo Tribunal Federal (STF) favorável a uma alíquota de 13,5%. “É uma decisão que está profundamente equivocada. Vamos recorrer e, paralelamente a isso, examinar no nosso debate interno e com as nossas corporações do Estado a solução que nós vamos dar para a questão da previdência”, afirmou. 

Além de ressaltar que a sustentabilidade das aposentadorias integrais atuais e a regulação do fundo de capitalização criado pelo Governo do Estado – Fundoprev – são questões-chave e precisam de uma solução, o governador afirmou que reformulação da previdência estadual é “um instrumento” de justiça distributiva. “Não é justo que os salários mais baixos financiem as aposentadorias mais altas, que é o que ocorre hoje. Nós achamos isso equivocado, porque esta decisão que cassou os 13,25% subtrai um recolhimento do Estado para manter o conjunto de aposentadorias”. 

Acompanhado de secretários de Estado, Tarso Genro reiterou que o RS pode deixar de investir em outras áreas sociais para cobrir o déficit da previdência – de R$ 6 bilhões. “Não estamos tratando de interesses imediatos desses servidores, pois os (interesses) imediatos estão contemplados, os salários vão continuar sendo pagos, as aposentadorias vão continuar sendo pagas. É uma visão estratégica da manutenção desses direitos através de um fundo público controlado pelo Estado, com fiscalização dos servidores, para que as aposentadorias continuem a ser pagas.” 

Missão governamental 
Sobre a missão governamental a Cuba e à Europa, Tarso afirmou que a viagem de dez dias serviu para selar acordos de cooperação e alinhavar uma série de intercâmbios comerciais. O governador destacou a necessidade de o Estado estreitar as relações com os cubanos no momento em que o país caribenho dá sinais de reformulação em sua economia e na formação de um mercado interno. 

O governador acrescentou que a ideia dos cubanos é separar a gestão empresarial da gestão do estado para criar mecanismos de autonomia tanto pública quanto estatal e privadas. E citou a construção do Porto de Mariel. “Esse empreendimento vai gerar um ponto de intercâmbio comercial global em todo o Golfo e com conjunto de países da América Central, que pode ser um espaço de grandes oportunidades para a economia gaúcha, dada a natureza e diversidade da nossa produção”. 

Do encontro com os executivos da Renault, na França, o governador relatou o interesse dos franceses em conhecer as potencialidades do Estado. “Eles ficaram bem impressionados com o RS, pois a Renault não tinha informações detalhadas do Estado. Convidamos eles a visitar o território gaúcho e mandar uma missão para verificar as informações que passamos”. 

A reunião com autoridades de Portugal definiu a realização de um seminário no Estado – em julho ou agosto – e uma rodada complementar de intercâmbio comercial. “Vamos conversar principalmente no que se refere ao turismo e à energia eólica, além de outras questões que estão sendo encaminhadas desde as nossas outras viagens”.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta em…

4 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

7 horas ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

21 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

21 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

21 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

23 horas ago

This website uses cookies.