O presidente francês François Hollande recebeu o governador do Rio Grande do Sul , Tarso Genro, nesta terça-feira (06), às 16h30, no Palácio presidencial, em Paris. Durante a audiência, o governador solicitou um marco especial de cooperação cientifica com o Rio Grande do Sul, no âmbito dos acordos de cooperação firmados com o Brasil. O dirigente gaúcho agradeceu a deferência do presidente francês em recebê-lo. Ele destacou ainda que o Estado está à disposição para formular intercâmbios em diferentes áreas.
“O nosso Estado tem uma grande diversificação produtiva, alta qualidade de mão de obra e um potencial muito grande para desenvolver vários projetos de inovação tecnológica”, observou Tarso Genro. Entre as áreas a serem priorizadas nesta cooperação estão biocombustíveis, semicondutores, energia eólica, saúde avançada e medicamentos, indústria da criatividade, equipamentos para indústria de petróleo e gás, além de eletroeletrônica e automação.
Um encontro no Ministério do Ensino Superior e Pesquisa agendado para esta quinta-feira (08) deverá dar andamento ao memorando de entendimento preliminar para firmar a parceria, informou o Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, que também acompanhou a audiência com o presidente francês. Prodanov lembrou que o Brasil e a França mantém Acordo de Cooperação Técnica e Científica desde 1967.
No encontro, Hollande e Tarso trataram dos desafios para superar a crise econômica. Tarso Genro disse que há uma “preocupação solidária” com o país para que a França lidere a saída da crise sem prejuízo dos direitos de seguridade e bem estar social conquistados no século passado.
Ambos lembraram da visita de François Hollande a Porto Alegre, durante o Fórum Social Mundial, quando foi recepcionado por Tarso Genro que ocupava o cargo de prefeito.
Nesta missão gaúcha de três dias à França, o governador lidera uma comitiva da qual participam o Secretário da Ciência e Inovação Tecnológica, Cleber Prodanov; o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta; o presidente da Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester e o secretário da Assessoria Superior do Governador, João Vitor Domingues.
O encontro foi acompanhado e agendado pelo embaixador do Brasil na França, José Maurício Bustani. A atividade ocorreu um pouco antes do jantar anual da Câmara de Comércio do Brasil na França (CCBF) na no Hotel Jorge V, onde o governador Tarso Genro é o palestrante principal.
Encontro com à direção da Renault e Alstom
Nesta quarta-feira (7), as 10h, o governador terá um encontro com o diretor de Operação para as Américas da empresa Renault, Denis Barbier.
À tarde, na Embaixada do Brasil, ocorre o Seminário Desenvolvimento Econômico e Social com a Energia do Território, com a presença do economista Ignacy Sachs, professor da Escola de Altos Estudos de Ciências Sociais de Paris
Na quinta-feira (08), às 9h30, o governador e o Secretário de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, terão uma reunião no Ministério do Ensino Superior e Pesquisa. A seguir, a comitiva segue para uma visita à direção da empresa Alstom, encerrando as atividades na França.
Apesar do susto, apenas danos materiais foram registrados
Iniciativa busca auxiliar na retomada econômica de microempreendedores individuais atingidos pelos eventos meteorológicos de 2024
Vítima, de 16 anos, foi atingida por pelo menos oito golpes de faca, que acertaram…
Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança
Depois de um bom churrasco, o que sobra além da lembrança saborosa são as grelhas…
O celular está sempre com você: na mão, no bolso, no sofá, no banheiro, na…
This website uses cookies.