Tarso fala sobre desafios da gestão pública em seminário internacional

Ampliar a transparência e estimular o controle e a participação da sociedade na gestão publica. Para Tarso Genro, estes são os grandes desafios dos governos no século XXI. O governador participou nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, do Global Economic Symposium (GES 2012). O evento é organizado pela Fundação Getúlio Vargas, em conjunto com os institutos alemães Kiel Institute for the World Economy e Bertelsmann Stiftung. 

Durante sua exposição no painel, que tinha como tema a promoção de políticas de governo aberto em serviços públicos, Tarso defendeu que o modelo de estado oriundo das revoluções francesa e americana e da revolução social-democrata deve sofrer reformas para abri-lo mais à sociedade, pois “se destinou a gerir uma sociedade bem menos complexa que observamos na realidade atual”. Este modelo considerava a existência apenas da esfera deliberativa tradicional, onde os poderes executivo e legislativo dialogam e são pressionados apenas por meio de entidades, sindicatos e partidos, não considerando as possibilidades abertas pelas novas tecnologias e a vontade dos cidadãos em buscar informações e participar das decisões públicas através destes meios. “É preciso acionar os mecanismos tecnológicos de participação direta dos cidadãos para buscar a relegitimação das decisões políticas no estado democrático de direito”. 

O governador citou como exemplo o período em que coordenou, como ministro da Justiça, o debate sobre o marco regulatório da internet. Ao abrir a possibilidade de ativistas da rede e outros interessados participarem da discussão, o Governo Federal encaminhou, ouvindo a sociedade, a aprovação de uma lei considerada referência para diversos países. 

Já no âmbito do governo estadual, ele destacou a democratização das decisões públicas e os mecanismos de acesso à informação, citando a criação do Gabinete Digital e do Portal da Transparência. 

“Constituímos um sistema de participação popular cidadã – participação direta e digital – que está diretamente ligado com os mecanismos de controle e transparência. Essas ferramentas não tiram o papel do parlamento, ao contrário, dão mais condições para que os parlamentares tomem suas decisões sabendo de forma mais completa o que a sociedade deseja”, afirmou Tarso.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

12 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

12 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

13 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

14 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

14 horas ago

This website uses cookies.