Foto: Ilustração | Pixabay
Técnicos gaúchos e norte-americanos estão trocando conhecimentos para melhorar o combate à seca. Em parceria com o Consulado-Geral dos Estados Unidos (EUA) em Porto Alegre, o Governo do Rio Grande do Sul iniciou um treinamento em gestão de recursos hídricos, intitulado Cooperação EUA-RS para Mitigar a Seca.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Virtual e gratuito, o treinamento conta com o apoio de entidades norte-americanas, como o Departamento do Interior dos EUA, o Centro Nacional de Mitigação da Seca, a agência espacial NASA e o USDA (Departamento de Agricultura).
Além do encontro realizado no final da semana passada, haverá mais duas sessões, nos dias 5 e 26 de outubro, que explorarão temas como o uso de dados para entender o impacto da seca na agricultura; abordagem integrada para a redução do risco de seca; e mitigação, preparação e resposta à seca.
Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
Participam do treinamento técnicos de duas secretarias estaduais: Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ressaltou que o treinamento permitirá produzir novos modelos para o uso da água e o enfrentamento da seca. “Essa parceria será fundamental para acharmos soluções para essas problemáticas que não são específicas do RS, mas mundiais”, afirmou.
O secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, apontou a necessidade de atividades conjuntas. “Ao lado dos técnicos americanos, estamos construindo soluções mundiais, para a preservação dos recursos naturais e mitigação da seca”, disse.
Durante o primeiro encontro, o professor Mark Svoboda, da Universidade de Nebrasca, citou algumas estratégias que podem ser empregadas no combate à seca. “Nós não vamos evitar a seca, mas nós vamos reduzir os efeitos nocivos que a seca pode trazer para as populações e para as economias do globo. Nós podemos, por exemplo, trabalhar com sistemas precoces de alerta e ter um planejamento específico para a seca”, pontuou.
O público-alvo do treinamento inclui também acadêmicos, formuladores de políticas públicas, grupos de combate à seca e representantes da sociedade civil envolvidos em planejamento.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.