Técnicos gaúchos trocam informações com norte-americanos sobre o combate à estiagem

Técnicos gaúchos e norte-americanos estão trocando conhecimentos para melhorar o combate à seca. Em parceria com o Consulado-Geral dos Estados Unidos (EUA) em Porto Alegre, o Governo do Rio Grande do Sul iniciou um treinamento em gestão de recursos hídricos, intitulado Cooperação EUA-RS para Mitigar a Seca.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

Virtual e gratuito, o treinamento conta com o apoio de entidades norte-americanas, como o Departamento do Interior dos EUA, o Centro Nacional de Mitigação da Seca, a agência espacial NASA e o USDA (Departamento de Agricultura).

Além do encontro realizado no final da semana passada, haverá mais duas sessões, nos dias 5 e 26 de outubro, que explorarão temas como o uso de dados para entender o impacto da seca na agricultura; abordagem integrada para a redução do risco de seca; e mitigação, preparação e resposta à seca.

Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui  

Participam do treinamento técnicos de duas secretarias estaduais: Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, ressaltou que o treinamento permitirá produzir novos modelos para o uso da água e o enfrentamento da seca. “Essa parceria será fundamental para acharmos soluções para essas problemáticas que não são específicas do RS, mas mundiais”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Domingos Velho Lopes, apontou a necessidade de atividades conjuntas. “Ao lado dos técnicos americanos, estamos construindo soluções mundiais, para a preservação dos recursos naturais e mitigação da seca”, disse.

Durante o primeiro encontro, o professor Mark Svoboda, da Universidade de Nebrasca, citou algumas estratégias que podem ser empregadas no combate à seca. “Nós não vamos evitar a seca, mas nós vamos reduzir os efeitos nocivos que a seca pode trazer para as populações e para as economias do globo. Nós podemos, por exemplo, trabalhar com sistemas precoces de alerta e ter um planejamento específico para a seca”, pontuou.

O público-alvo do treinamento inclui também acadêmicos, formuladores de políticas públicas, grupos de combate à seca e representantes da sociedade civil envolvidos em planejamento.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

2 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

3 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

4 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

4 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

5 horas ago

Polícia Civil evita tragédia em escola municipal de Sapucaia do Sul e apreende adolescente radicalizado

Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade

5 horas ago

This website uses cookies.