Em uma prática oposta à de governos anteriores, o presidente Michel Temer restringiu a livre circulação de jornalistas no quarto andar do Palácio do Planalto, onde ficam os gabinetes ministeriais da Casa Civil e da Secretaria de Governo. Agora, o acesso só é permitido com o acompanhamento de um funcionário da Secretaria de Comunicação.
O sigilo da fonte jornalística é garantido pela Constituição Federal. A limitação foi estabelecida por meio de uma portaria publicada no final do ano passado. A medida entrou em vigor nesta quinta-feira (9), quando seguranças foram colocados próximos aos elevadores e barraram jornalistas.
No início do governo peemedebista, sob o argumento da necessidade de transparência da gestão pública, o acesso à imprensa era liberado inclusive no terceiro andar, onde fica o gabinete presidencial. Com o agravamento da crise política, contudo, o acesso ao terceiro andar foi restringido e, agora, foi limitado também o trânsito no quarto andar.
A nova norma ocorre após o presidente ter nomeado Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável pela secretaria de administração.
O trânsito no quarto andar era permitido livremente nos governos militares e nas administrações de José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. No início de seu segundo mandato, também em meio a uma crise, a ex-presidente Dilma Rousseff tentou restringir o acesso, mas recuou da limitação.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.