Foto: Pixabay
Uma tempestade solar de grande magnitude, originada por intensas ejeções coronais do Sol entre 13 e 14 de maio, está a caminho da Terra e deve atingir o planeta até este domingo, 25 de maio. A aproximação do fenômeno tem mobilizado cientistas, que alertam para possíveis impactos em sistemas de comunicação, satélites e redes elétricas.
Uma equipe de cientistas americanos simulou os efeitos da tempestade solar, revelando que a quantidade de partículas liberadas pode levar ao que chamam de “apocalipse da Internet”. Os exercícios, que consistiram em quatro simulações de tempestades geomagnéticas de diferentes gravidades, apontaram para a necessidade de preparação para eventos espaciais extremos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O relatório do Instituto de Operações, Pesquisa e Mitigação do Clima Espacial (SWORM), que inclui agências como a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) e o Departamento de Segurança Interna (DHS), revelou que os Estados Unidos não estão totalmente preparados para uma tempestade solar de grande escala. “Um evento extremo tem o potencial de impactar severamente a infraestrutura crítica da nossa nação e ameaçar nossa segurança nacional”, alertam.
Embora a vida humana não esteja em risco, a tempestade solar pode causar:
Magnitude da Tempestade:
De acordo com a NASA e observatórios de monitoramento espacial, a tempestade é resultado da liberação de filamentos de plasma de uma área 75 vezes maior que a Terra, resultando em uma tempestade de partículas com aproximadamente 964.000 km de comprimento.
Medida deve elevar custos para consumidores, enquanto fundos de investimento ficam de fora do reajuste
Ministro também anunciou que exame dará certificação do ensino médio
Treinamento on-line será realizado nesta segunda-feira (26)
Proposta estabelece diretrizes para a promoção da IA em diferentes áreas como educação, saúde e…
Médico enfatizou que a vacinação é uma proteção individual e exigida para viagens internacionais
This website uses cookies.