Agro

Temporal destrói lavouras de fumo no interior de Camaquã

O temporal que atingiu a região da Costa Doce na madruga deste sábado (23) causou prejuízos em lavouras de fumo no interior de Camaquã. Os efeitos climáticos surpreenderam os fumicultores no ponto mais alto da maturação do fumo.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui! 

Publicidade

Ouvinte da Rádio Acústica FM, morador da localidade de Três Bicos, divulgou imagens da lavoura destruída pelo granizo que atingiu a região. Momento da safra em que os produtores se preparavam para colher as folhas a fim de secá-las para comercializar.

Confira as condições climáticas para os próximos dias

Ainda neste sábado (23), uma região de baixa pressão segue favorecendo o tempo severo com as chuvas moderadas a fortes associadas a descargas elétricas sobre parte da Campanha, Sul e Sudeste. Além disso, nessas áreas, não se descarta temporais isolados com eventual queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 80 km/h conforme as instabilidades se deslocam.

No domingo (24), a persistência de uma região de baixa pressão juntamente com o fluxo de umidade da Amazônia, e a lenta passagem de uma frente fria pelo oceano, favorecem as instabilidades em praticamente todo o Estado. Assim, há risco de temporais isolados com queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h durante as tempestades na Campanha, Centro, Vales,Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Os acumulados variarão entre 25 e 35 mm/dia, chegando pontualmente aos 70 mm/dia nos Vales e Leste gaúcho.

Ao longo da segunda-feira (25), o fluxo de umidade vindo de norte, juntamente com uma região de baixa pressão e o deslocamento de uma frente fria sobre o oceano favorece o tempo severo na Campanha e metade Norte do território gaúcho. Com isso, não se descarta temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento na Campanha, Sul, Centro, Vales, Região Metropolitana e Litoral Norte com acumulados entre 40 e 55 mm/dia, podendo ultrapassar pontualmente os 120 mm/dia sobre o Nordeste gaúcho.

Na terça-feira (26), o tempo severo segue atuando sobre a Campanha, Centro, Sudeste, Região Metropolitana e Nordeste. Com isso, não se descarta temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento nas ditas regiões, além do Sul e litoral norte, com acumulados entre 50 e 65 mm/dia, podendo ultrapassar pontualmente os 100 mm/dia nessas áreas.

A condição hidrológica nos principais rios do estado é de níveis elevados, com os rios Ibicuí, Uruguai (em Uruguaiana), Jacuí e Gravataí em cotas de inundação, porém com tendência à estabilidade e declínio. Os demais se apresentam em estabilidade ou declínio em níveis de atenção ou alerta.

Confira a previsão do tempo para Camaquã e região

 

Geovana Jacobsen

Recent Posts

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

10 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

10 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

10 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

12 horas ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

Calendário de pagamento ocorre de acordo com mês de nascimento

12 horas ago

Drogas e uniformes falsos: polícia faz apreensão e prende mulher em flagrante em Canoas

Delegado diz que material seria utilizado por grupo criminoso para ações violentas disfarçados de forças…

13 horas ago

This website uses cookies.