O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) autorizou, na tarde do dia 22 de maio, a devolução aos proprietários de duas áreas de apoio utilizadas nas obras de duplicação da BR-116/RS, entre Guaíba e Pelotas. Durante a inspeção, acompanhada pela Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) – por meio da Gestão Ambiental (STE S.A.) do empreendimento e das construtoras – os analistas do Instituto consideraram que as propriedades foram totalmente recuperadas, atendendo aos procedimentos do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
A jazida EC-14, localizada no km 467 da rodovia, em Turuçu, destinada à retirada de argila do Lote 8, foi a primeira a ser inspecionada. No local verificou-se que foram preenchidas as cavas de mineração e restabelecidos a configuração topográfica e o perfil com espalhamento de solo orgânico na última camada. Todas estas atividades e também aquelas realizadas durante a exploração da área ocorreram com o acompanhamento da equipe de supervisão ambiental da duplicação. A analista ambiental do IBAMA/RS, Maína Roman, afirmou que “tudo que foi solicitado no PRAD foi atendido” e que o resultado da recuperação foi um sucesso. “Foi tão bem recuperada que está incorporada à paisagem da região”, salientando que já não é possível distinguir a região da jazida do cenário do entorno.
Na sequência, foi inspecionado o canteiro de obras do Lote 9. Localizado no km 499, em Pelotas, o espaço foi entregue, por solicitação do proprietário, com galpões e a rampa de lavagem utilizados pela empresa durante a operação do canteiro. Na oportunidade, Maína destacou que o local estava em condições adequadas para a devolução, concordando também com a permanência das estruturas construídas.
Ao final de cada vistoria, foram lidas e assinadas as atas de entrega. Segundo o IBAMA/RS, com a assinatura do documento não há mais vínculo das construtoras com as propriedades. “Agora os proprietários podem fazer o que desejarem com suas áreas”, frisou Maína.
Sidinei Bender, de 40 anos, teve traumatismo craniano e segue em estado gravíssimo. Ele passou…
Manifestação reivindica a securitização, o que facilitaria o acesso ao crédito e alívio financeiro aos…
Campanha conjunta do projeto Libertar e da Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Ação Social,…
Medida deve elevar custos para consumidores, enquanto fundos de investimento ficam de fora do reajuste
Ministro também anunciou que exame dará certificação do ensino médio
This website uses cookies.