“Todos somos uma marca que precisa ser lembrada”, avisa Rodrigo Faro na Gramado Summit. Foto: Divulgação | Gramado Summit
“Nossa conversa é sobre crianças”, iniciou Rodrigo Faro assim que subiu ao palco da Arena Magalu, principal espaço de conteúdo da Gramado Summit. Ele foi um dos destaques nesta sexta-feira (06) – terceiro e último dia do evento, que ocorre no Serra Park, em Gramado.
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Faro começou cedo no mundo artístico e, ao longo da carreira, mostrou-se polivalente. Ele é ator, apresentador, cantor, garoto-propaganda, empreendedor, executivo, além de pai, marido, filho, irmão e tudo que a vida lhe apresentou como oportunidade.
Foi com toda essa bagagem que ele subiu ao palco do maior brainstorm de inovação e empreendedorismo da América Latina. Junto, trouxe a criança que ainda existe dentro dele. “Eu era conhecido como o menino que queria aparecer, pois desde criança gostei de divertir as pessoas. Elas estavam certas sobre mim”, contou, diante de um auditório lotado.
A questão, segundo Faro, é que enquanto criança todo mundo tem liberdade para ser quem quiser, sem medo de fazer o que a imaginação mandar. Conforme o tempo passa, no entanto, os “nãos” começam a aparecer e a magia da infância fica pelo caminho.
Essa percepção pode ser decisiva na carreira, pois influencia diretamente em como um profissional vai ser reconhecido. “Todos somos uma marca – e uma marca precisa ser querida, amada. Não é sobre quem você quer ser, mas o que quer ser quando crescer”, definiu.
A reflexão sobre a própria trajetória traz pitadas de emoção e humor o tempo todo. Como quando ele lembra que, aos 12 anos, prestes a entrar no palco para apresentar um programa de TV, recebeu a notícia de que seu pai havia perdido a luta contra o alcoolismo.
A partir dali, tornou-se um chefe de família, ajudando a mãe e o irmão – que hoje é seu empresário – no provimento da casa. Faro aproveitou essa deixa para homenagear o CEO e fundador da Gramado Summit, Marcus Rossi, que recentemente perdeu o pai – a quem dedicou esta 8ª edição do evento.
“Crescer é ser moldado por palavras e pensamentos. Não apronta, não inventa… E a criança, que antes brincava e se divertia, vai se perdendo. A gente começa a ser encorajado a simplesmente se conformar, seguir caminhos pré-determinados. Eu só realizei meu sonho porque dei voz à minha criança interior”, acredita.
Faro entende, agora, que encarou tantos desafios logo cedo porque entendeu a diferença entre querer, poder e precisar. Muitas vezes precisava deixar o futebol com os amigos pela metade para gravar comerciais, por exemplo. Lembra da mãe, professora, contando com seu apoio para dar conta de todas as necessidades da família.
“Infelizmente, o professor não é valorizado no Brasil. Valorize, dobre seus joelhos para quem ensinou algo a você. Se você está aqui hoje é porque alguém lhe ensinou”, pediu aos participantes.
Vieram novos trabalhos e a vida foi se encaminhando para um desfecho favorável. Cantor no Dominó (“eu afundei o grupo”, diverte-se), ator de novelas da Globo, apresentador na Record e até executivo de marketing na indústria farmacêutica. Se tudo parecia completo, ele queria mais: criou uma empresa para democratizar o acesso à publicidade no Brasil, a Aceleraí. “Essa era uma dor que eu sentia e queria deixar um legado”, comemora.
E foi como apresentador que ele se reencontrou com a criança interna. O auge, obviamente, veio com o “Dança, Gatinho”, quando retomou um hábito que abandonara décadas atrás: o de dançar para divertir as pessoas. Quando criança, gostava de sair do banho sem roupa, dançando e arrancando risos da família – até o dia em que a avó recebia visitas bem na hora da performance. O episódio lhe rendeu um castigo, registrado com foto que chegou ao telão da Gramado Summit.
“O ‘Dança, Gatinho’ nada mais é do que a minha criança brincando no palco, como todo mundo faz. Não parem nunca enquanto vocês não se orgulharem da trajetória de vocês. Quando você começar a se orgulhar de sua luta, é sinal de que está no caminho certo”, completou.
Com mais de 350 palestrantes, vindos de todas as regiões do Brasil, e mais de 500 empresas em exposição, a Gramado Summit se consolida como um catalisador de conhecimento e de novos negócios. Mais de 20 mil participantes vão conferir de perto todas as atrações do evento.
Na abertura desta 8ª edição, o CEO e fundador Marcus Rossi revelou que o maior brainstorm de inovação da América Latina volta a Punta del Este, no Uruguai, ainda este ano e desembarca em Córdoba, na Argentina, no segundo semestre de 2026. “Um destino se tornou pequeno para um evento com olhar gigante”, define.
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