Torcedores do Internacional fundam movimento LGBT Coloridos

Os torcedores seguem buscando quebrar os preconceitos do futebol aqui pelos Pampas. Após mobilizações contra racismo e machismo, é a vez da comunidade LGBT buscar seu espaço – e o respeito nos estádios. Com esse objetivo, um grupo de colorados assíduos nos jogos do Beira-Rio, decidiu fundar o Coloridos. A ideia do movimento é justamente trazer a representatividade para onde ainda é perceptível o preconceito. “Sinto todas as vezes que os cantos homofóbicos são cantados”, diz o presidente da iniciativa, Thiago Vargas.

Por receio de ser agredido fisicamente, o torcedor, que frequenta o estádio há 13 anos, disse nunca poder agir naturalmente durante as partidas. “Sempre me escondi atrás de uma passabilidade hétero”. A passabilidade é um termo utilizado quando uma pessoa “se passa por” algo que ela não é. E é isso que Vargas, e os aproximadamente 30 colorados já reunidos, não querem ter que voltar a fazer. “Queremos atuar como um ambiente em que nos sintamos seguros. Que possamos olhar para o lado e nos sentir confortáveis”, destaca o presidente do Coloridos.

Publicidade

As lideranças da iniciativa ainda não contataram a diretoria do Internacional. “Queremos primeiro ver e mostrar o nosso impacto enquanto torcida”, afirmou o presidente. Ele explicou que a intenção é que o movimento evolua para uma torcida organizada: “Essa é a nossa meta. Começarmos quietinhos, torcendo no nosso canto e fazermos uma organizada”.

A estreia do grupo nos compromissos do Inter em campo será no próximo dia 27, em que a equipe feminina colorada enfrenta o Sport no estádio Universitário da PUCRS, pelo Campeonato Brasileiro 2019. Já o primeiro jogo do masculino com a presença do movimento LGBT será no dia 1º de maio, na partida contra o Flamengo, no Beira-Rio, também pelo Brasileirão.

Coligay

A torcida gremista Coligay foi pioneira no Rio Grande do Sul, como movimento homossexual ligado ao futebol. Uma das inspirações para a criação da Coloridos, ela esteve presente no estádio nas décadas 1970 e 1980.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Polícia Civil indicia advogado por suspeita de ter movido 8 ações após morte de cliente

A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira, o advogado Daniel Nardon por falsificação de documento particular,…

18 minutos ago

CEEE Equatorial informa desligamento para renovação da rede elétrica em Camaquã

Desligamento está programado para ocorrer neste sábado (17), no interior do município

31 minutos ago

Dom Feliciano celebra cultura polonesa na 2ª edição da PolskaFest

Evento, que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, contará com entrada gratuita e…

45 minutos ago

Pompéia reinaugura loja nesta segunda-feira (19) em Camaquã

Loja agora conta com lounge para descanso, totem kids e área de maquiagem ainda mais…

2 horas ago

Vereador Paulinho Pereira (Podemos) de São Lourenço do Sul anuncia pré-candidatura a deputado estadual

Político defende mais representatividade para a região sul do Estado

3 horas ago

Secretaria de Segurança do RS firma nesta semana parceria com a Saúde para conter feminicídios

De acordo com Caron, situações em que se perceber suspeita de violência doméstica durante o…

3 horas ago

This website uses cookies.