Categories: Notícias

Tradicionalismo Gaúcho: Governo do estado anuncia apoio e Enart recebe incentivo fiscal

Na tarde desta terça-feira (13), uma importante delegação do Movimento Tradicionalista Gaúcho, liderada pelo presidente Alessandro Gradaschi, reuniu-se com o secretário de Estado da Cultura, Eduardo Loureiro, numa iniciativa para estreitar a relação entre o setor e o governo. Representantes de diversas Regiões Tradicionais, responsáveis por manter quase 1.700 entidades e mais de 3 mil eventos em municípios gaúchos, compartilharam dados e desafios que evidenciam a relevância econômica e cultural do tradicionalismo no Estado. A presença do secretário de Turismo, Ronaldo Santini, reforçou a importância institucional do encontro.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Durante a reunião, Gradaschi destacou um estudo recente que revelou uma movimentação superior a R$ 4,5 bilhões originada por entidades e eventos ligados ao movimento em 2023. Segundo o presidente, a sustentabilidade do setor, sustentada exclusivamente pelas anuidades dos associados, depende de um olhar atento do poder público e da implementação de políticas de apoio eficazes para a preservação da cultura gaúcha.

Em resposta, o secretário Loureiro ressaltou o valor cultural e econômico do tradicionalismo e anunciou que está em andamento o estudo para a criação de uma Coordenadoria do Tradicionalismo Gaúcho dentro da estrutura da Sedac. Além disso, propôs a formação de um Colegiado Setorial, composto por representantes da sociedade civil, que atuará como assessor técnico para orientar novas políticas voltadas ao segmento. Ele enfatizou seu compromisso com a cultura gaúcha, garantindo que ações concretas serão implementadas para atender às demandas desse importante movimento.

Ao final do encontro, Loureiro anunciou, com base em publicação iminente no Diário Oficial do Estado, quarta-feira (14), que o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da Lei de Incentivo à Cultura destinado a Eventos Continuados. Com essa aprovação, o Enart estará apto a captar R$ 350 mil por ano, com incentivo fiscal do Estado, para as próximas três edições do evento.

Redação

Recent Posts

Prefeitura de Camaquã realiza audiência pública para revisão do Plano Diretor

Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce

6 horas ago

Banda SEMEA lança videoclipe da música “Abre a Janela”

Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…

7 horas ago

Rádio Acústica FM realiza programação especial na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro

7 horas ago

Como fazer pipoca com sabor e cheiro de cinema: truques que funcionam

Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…

8 horas ago

Mariana Pimentel abre 32 vagas através de Processo Seletivo

Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura

10 horas ago

Senar RS realiza palestra sobre tecnologia no apoio a agricultura

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (14), na ExpoCamaquã 2025

11 horas ago

This website uses cookies.