Foto: Pixabay
Uma notícia que facilita a vida de quem compra e vende veículos: a partir de agora, a transferência de propriedade poderá ser feita de forma totalmente eletrônica.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A novidade foi autorizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que permitiu que os cartórios de registro civil realizem esse serviço online ou presencialmente.
Ela será feita por meio de assinatura eletrônica avançada, gerada pelo Registro Civil de Pessoas Naturais. Essa assinatura garante a autenticidade e a integridade da transação, pois utiliza dados biográficos e biométricos do proprietário do veículo para identificação.
O serviço, que será chamado de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e), será disponibilizado pelos cartórios de registro civil em todo o país.
Mais agilidade e segurança
A nova modalidade promete agilizar o processo, eliminando a necessidade de deslocamentos e filas. Além disso, a assinatura eletrônica garante maior segurança e confiabilidade à transação.
Parceria entre órgãos
A implementação eletrônica é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça, o Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.
A Senatran já havia credenciado a Associação Nacional dos Registradores para prestar esse serviço em 2023, e agora aguarda a documentação final para autorizar o uso da solução.
Benefícios para os cidadãos
A nova modalidade de transferência de veículos traz diversos benefícios para os cidadãos, como:
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.