Tudo Fácil passa a emitir Carteira de Identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A partir desta segunda-feira (14), será possível solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) pelas unidades da rede Tudo Fácil em funcionamento no Estado. A oferta do serviço é resultado da parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmada no início de outubro. Após a solicitação da Ciptea, o requerente receberá informações sobre o prazo, estabelecido pelo protocolo, para retirada do documento.

A Ciptea tem o objetivo de garantir às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento tem validade de cinco anos, quando deve ser renovado. Até outubro de 2024, mais de 28 mil carteiras haviam sido emitidas, 4 mil delas apenas em Porto Alegre.

Publicidade

Antes da disponibilização da Ciptea pelo Tudo Fácil, os gerentes de todas as unidades da rede foram capacitados pela Faders. Além das instruções procedimentais do serviço, a capacitação deu enfoque ao atendimento, que deve ser acolhedor ao cidadão que virá à unidade.

Passe Livre   

Em breve, a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência e de Baixa Renda também passará a ser oferecido pela rede Tudo Fácil. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. A oferta do serviço também é fruto do termo de cooperação assinado entre a SPGG e a Faders.

Tudo Fácil   

Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. Em breve, a rede contará com uma unidade em Santa Maria, na Região Central do Estado, e em Gravataí, na Região Metropolitana.

Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

A denominada Lei Romeo Mion prevê a criação de um documento específico, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). No Rio Grande do Sul, esta identificação é feita na própria carteira de identidade emitida pelo IGP, com a impressão de um laço colorido em fundo azul, no canto superior direito do documento. A solicitação da inclusão do símbolo deve ser feita pelo usuário, sendo necessário apenas apresentar o laudo médico que comprova a condição no momento do atendimento. Desde março, já foram emitidas 52 carteiras de identidade com o selo.

Fonte: Secom RS

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Programação do 43º Congresso de Municípios do RS tem foco na reconstrução e desenvolvimento regional

Evento ocorre de 05 a 07 de maio na Associação Comercial, Cultural e Industrial de…

1 hora ago

Reforma Tributária em debate no Café com Bate-Papo

Evento ocorrerá no próximo dia 21 de maio, no Sindilojas Costa Doce

2 horas ago

Rompimento de rede deixa bairros de Camaquã sem água

Equipes trabalham para o conserto e brevidade no fornecimento

3 horas ago

Carro roubado na BR-116 é achado capotado em Camaquã

Polícia investiga roubo de veículo e abandono na ERS-350

3 horas ago

Defesa Civil alerta para chuvas intensas em diversas regiões do RS

Previsão indica até 50mm de chuva e ventos de 60km/h; confira as orientações.

3 horas ago

Cientistas desenvolvem IA capaz de prever a morte com alta precisão

Sua aplicação levanta preocupações entre os especialistas

4 horas ago

This website uses cookies.