Search
[adsforwp-group id="156022"]

UFPel começa pesquisa para descobrir quantas pessoas estão infectadas pelo Covid-19

img_30388_foto_1.jpg

A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) por meio de pesquisadores inicia a partir desta sexta-feira (03) a primeira grande pesquisa para descobrir quantas pessoas estão infectadas pelo novo coronavírus. O reitor da instituição, Pedro Rodrigues Hallal, participou ao vivo do programa Primeira Hora desta terça-feira (31) e anunciou detalhes do projeto.

Conforme o reitor, 4500 pessoas espalhadas pelo Rio Grande do Sul irão passar por testes para iniciar a coleta de dados dos locais. Com os resultados, serão obtidas o percentual da população infectada, qual a velocidade de infecção e qual o percentual de pacientes que não apresentam sintomas: “estamos atentos e precisamos de dados locais de boa qualidade”, destaca.

O projeto ocorrerá da seguinte forma, uma equipe de pesquisadores irá passar por residências de diversas cidades do Estado. Nesses encontros, um morador será sorteado para responder um questionário e fazer o teste, a previsão aponta em dois dias a conclusão da pesquisa inicial com um total de 4500 coletas. Serão realizados 18 mil testes no Rio grande do Sul.

Ainda segundo Hallal, o Ministério da Saúde estuda ampliar a pesquisa para outros estados do Brasil. Além da pesquisa a universidade vem trabalhando na prestação de serviço à população com atualização de informações e serviços sociais no período da pandemia. A universidade tem um centro de epidemiologia de alto nível no qual o reitor faz parte.

A realização de estudos no combate à doença em parcerias com universidades federais gaúchas, já havia sido anunciada pelo governador, Eduardo Leite, durante os pronunciamentos diários.

Confira: