Categories: Educação

UFPel oferece auxílio técnico para recuperar o patrimônio artístico dos Três Poderes

Pela experiência em conservação e restauro do patrimônio histórico e cultural, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) formalizou, nos últimos dias, proposta de apoio aos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A Instituição, por meio do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, mobiliza-se para colaborar com a força-tarefa dedicada à recuperação das obras danificadas pelos ataques antidemocráticos em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, nas sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A gestão central da UFPel, para apresentar as possibilidades de auxílio, enviou ofícios à Presidência da República, Ministério da Cultura, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O documento, assinado pela reitora da UFPel, Isabela Andrade, repudia os atos criminosos e disponibiliza a experiência da comunidade acadêmica da UFPel, por conta do histórico institucional na restauração de obras de arte.

Publicidade

Qualificação na Área e Iniciativa

A UFPel é uma das quatro instituições do País com graduação, desde 2009, dedicada à conservação e restauração de bens culturais móveis. Mediante convênio de cooperação técnico-científica com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o projeto de extensão Laboratório Aberto, que também leva o nome do curso, já atuou, entre outras intervenções técnicas, na recuperação de 17 obras do Palácio Piratini, a sede do Executivo Estadual.

Um dos trabalhos considerados emblemáticos para a cultura do Estado, a recuperação da pintura “Alegoria, Sentimento e Espírito da Revolução Farroupilha“, de Helios Seelinger (1878-1965), foi concluída após três anos de dedicação de cerca de 30 estudantes, servidoras e servidores da Instituição. A pintura histórica (1925), de 3,80m de altura e 5,70 de largura, está em exposição no Museu do Doce (Praça Coronel Pedro Osório, 8), em Pelotas, espaço histórico e cultural gerido pela Universidade.

O histórico de ações na preservação do patrimônio artístico, conta a coordenadora do Laboratório, Andrea Bachettini, fez com que a iniciativa de contribuição com o acervo cultural dos Três Poderes partisse de estudantes: “Como todo mundo ficou muito estarrecido, fizeram essa proposta de disponibilidade de o curso atuar junto a esse acervo”.

Contribuição

O Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel atua em três especialidades: pintura, obras em papel e mobiliário em madeira. A comunidade acadêmica também poderá atuar no diagnóstico, elaboração de laudos e inventário dos bens culturais que foram danificados pelos atos de vandalismo.

De acordo com a coordenadora substituta do curso, Annelise Montone, a Universidade oferece o uso dos laboratórios, em Pelotas. Também possibilita a realização dos estágios obrigatórios, com mobilidade de estudantes, em órgãos envolvidos na força-tarefa, em Brasília.

Estudar na UFPel

Para ingressar no curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema centralizado gerido pelo Ministério da Educação (MEC).

Entre os 82 cursos oferecidos pela UFPel e mais de 2,7 mil vagas para ingresso no primeiro semestre de 2023, a formação, oferecida à noite, conta com 31 vagas. O Edital de inscrições, conforme o MEC, está previsto para fevereiro de 2023.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Mulher morre após capotamento na BR-116 em São Lourenço do Sul

Veículo estava a serviço da Secretaria de Saúde do município de Arroio Grande

12 horas ago

Passos após a eleição de um novo Papa: entenda a cerimônia

Ritual católico segue um roteiro tradicional e solene

13 horas ago

Cardeal americano Robert Francis Prevost é eleito Papa e adota o nome de Leão XIV

Primeira vez que um norte-americano assume o trono de Pedro

15 horas ago

Conclave elege novo papa nesta quinta-feira (08)

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e sinalizou ao mundo que os cardeais chegaram a…

16 horas ago

INSS determina bloqueia de descontos de empréstimos consignados

Decisão cumpre determinação do TCU, com objetivo de evitar irregularidades em descontos vinculados a aposentadorias

17 horas ago

This website uses cookies.