Economia

Usufruir das tecnologias em prol da experiência do consumidor é o principal desafio do varejo

Usufruir das novas tecnologias, em suas constantes transformações, para priorizar a experiência do consumidor é o desafio e, também, a principal oportunidade do varejo atualmente. A temática norteou as falas de empresários e especialistas convidados para o Varejo 360, evento promovido pela Fecomércio-RS, nesta terça-feira, 26 de setembro, na sede da entidade em Porto Alegre. Mais de 450 empresários, de diferentes partes do Estado, estiveram presentes  para aprender e se inspirar em talks e palestras.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Um dos convidados, o presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, José Galló, atribuiu como “brutal” o cenário de transformações tecnológicas em função de sua rapidez. “Questão de uso de dados e blockchain surgiram há poucos anos. Tem sido muito rápido e meu receio é até que ponto as pequenas empresas estão cientes de que, se não se atualizarem, elas podem sair do jogo”, falou. Para o diretor de Negócios da Melissa, Paulo Antônio Pedó, que dividiu o palco com Galló, essa busca pela inovação precisa ser integrada à cultura das empresas, atentas ao cenário atual. “A dica é fazer simples, começar pequeno, prototipar para errar pequeno e ir aprendendo com isso”, comentou o gestor que foi um dos responsáveis pelo sucesso do Clube Melissa, hoje com centenas de lojas no Brasil e no exterior.

Fundador da escola de negócios HyperXP, o economista Daniel Scott palestrou sobre a integração entre os meios físicos e digitais no varejo. Ele exemplificou estratégias aplicáveis que vão ao encontro disso. “Não é preciso reinventar a roda. Um básico bem feito pode fazer toda a diferença”, declarou. Dentre as dicas do especialista, estiveram ferramentas que estão acessíveis a organizações de todos os portes, como aplicativos de vendas, enquetes em redes sociais que visam entender o consumidor, pesquisas de satisfação, anúncios direcionados na internet, conteúdos gerados pelos próprios consumidores e métodos como a compra online com retirada ou devolução na loja física. “Hoje, 63% das compras feitas no varejo começam no digital, mas 49% dos consumidores preferem comprar em loja física. Então, é preciso adotar ferramentas para o cliente ter uma experiência melhor no digital”, disse.

“Às vezes, um simples contato no WhatsApp pode fazer toda a diferença”, complementou Diego Flores, diretor de logística do Grupo Panvel, que também dividiu suas experiências com os presentes. Convidado a falar sobre logística e os desafios da área, em um cenário de grande exigência por rápidas entregas que foi impulsionado no pós-pandemia, o gestor falou sobre a preocupação da rede de farmácias em aproveitar as tecnologias existentes para melhorar a experiência do consumidor. Quando o cliente compra um medicamento, por exemplo, a empresa pode voltar a contatá-lo, em meio físico ou digital, para oferecer o produto novamente quando ele está por acabar.  “As nossas premissas são tratar o cliente como único, gerar valor e economizar o tempo dele”, comentou.

Investidor em diversas empresas, algumas varejistas, e com milhões de seguidores nas redes sociais, o influenciador Felipe Titto também falou aos presentes sobre suas experiências e como seu sucesso foi impulsionado por saber conversar com o público nas mídias sociais. “Eu vejo que o varejo se transformou em experiência do consumidor. As pessoas começaram a se interessar pelos propósitos das marcas, sobre o que elas fazem pelo social, qual é o lifestyle do dono. Virou muito sobre entender o que é a marca em todas as suas vertentes”, ressaltou.

O Varejo 360 foi realizado com apoio de Unimed Porto Alegre e Vinícola Aurora, patrocínio de Banrisul Consórcio e Imobi e em cooperação com o Sebrae. “Nós pensamos nesse evento para conectar empresários e entidades do setor varejista do Rio Grande do Sul, proporcionando uma plataforma única para explorar e discutir as tendências emergentes. Acredito que tenhamos atendido esses objetivos”, comemora o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Uma segunda edição já está marcada para setembro de 2024.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Motociclista fica ferida em acidente de trânsito em Camaquã

Colisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), necessitando atendimento do Samu e Divisão de Trânsito

4 minutos ago

Motorista foge após acidente com duas pessoas feridas em Camaquã

Condutor de uma Saveiro fugiu sem prestar socorro

22 minutos ago

Nota de falecimento: Antônio João Kober morre aos 64 anos

Os atos fúnebres ocorrem nesta segunda-feira (16), na Funerária Jardim

33 minutos ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (16)

Entenda como concorrer as oportunidades disponíveis na Agência Sine FGTAS

16 horas ago

Câmara aprova prorrogação de prazo para georreferenciamento de imóvel rural

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), medida garante segurança jurídica aos…

22 horas ago

Evento gratuito do Senar-RS com visita a propriedades e seminário promove valorização da carne gaúcha

Imersão ocorre em 25 e 26 de junho, em Piratini; inscrições abertas até a véspera

1 dia ago

This website uses cookies.