Economia

Usufruir das tecnologias em prol da experiência do consumidor é o principal desafio do varejo

Usufruir das novas tecnologias, em suas constantes transformações, para priorizar a experiência do consumidor é o desafio e, também, a principal oportunidade do varejo atualmente. A temática norteou as falas de empresários e especialistas convidados para o Varejo 360, evento promovido pela Fecomércio-RS, nesta terça-feira, 26 de setembro, na sede da entidade em Porto Alegre. Mais de 450 empresários, de diferentes partes do Estado, estiveram presentes  para aprender e se inspirar em talks e palestras.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Um dos convidados, o presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner, José Galló, atribuiu como “brutal” o cenário de transformações tecnológicas em função de sua rapidez. “Questão de uso de dados e blockchain surgiram há poucos anos. Tem sido muito rápido e meu receio é até que ponto as pequenas empresas estão cientes de que, se não se atualizarem, elas podem sair do jogo”, falou. Para o diretor de Negócios da Melissa, Paulo Antônio Pedó, que dividiu o palco com Galló, essa busca pela inovação precisa ser integrada à cultura das empresas, atentas ao cenário atual. “A dica é fazer simples, começar pequeno, prototipar para errar pequeno e ir aprendendo com isso”, comentou o gestor que foi um dos responsáveis pelo sucesso do Clube Melissa, hoje com centenas de lojas no Brasil e no exterior.

Fundador da escola de negócios HyperXP, o economista Daniel Scott palestrou sobre a integração entre os meios físicos e digitais no varejo. Ele exemplificou estratégias aplicáveis que vão ao encontro disso. “Não é preciso reinventar a roda. Um básico bem feito pode fazer toda a diferença”, declarou. Dentre as dicas do especialista, estiveram ferramentas que estão acessíveis a organizações de todos os portes, como aplicativos de vendas, enquetes em redes sociais que visam entender o consumidor, pesquisas de satisfação, anúncios direcionados na internet, conteúdos gerados pelos próprios consumidores e métodos como a compra online com retirada ou devolução na loja física. “Hoje, 63% das compras feitas no varejo começam no digital, mas 49% dos consumidores preferem comprar em loja física. Então, é preciso adotar ferramentas para o cliente ter uma experiência melhor no digital”, disse.

“Às vezes, um simples contato no WhatsApp pode fazer toda a diferença”, complementou Diego Flores, diretor de logística do Grupo Panvel, que também dividiu suas experiências com os presentes. Convidado a falar sobre logística e os desafios da área, em um cenário de grande exigência por rápidas entregas que foi impulsionado no pós-pandemia, o gestor falou sobre a preocupação da rede de farmácias em aproveitar as tecnologias existentes para melhorar a experiência do consumidor. Quando o cliente compra um medicamento, por exemplo, a empresa pode voltar a contatá-lo, em meio físico ou digital, para oferecer o produto novamente quando ele está por acabar.  “As nossas premissas são tratar o cliente como único, gerar valor e economizar o tempo dele”, comentou.

Investidor em diversas empresas, algumas varejistas, e com milhões de seguidores nas redes sociais, o influenciador Felipe Titto também falou aos presentes sobre suas experiências e como seu sucesso foi impulsionado por saber conversar com o público nas mídias sociais. “Eu vejo que o varejo se transformou em experiência do consumidor. As pessoas começaram a se interessar pelos propósitos das marcas, sobre o que elas fazem pelo social, qual é o lifestyle do dono. Virou muito sobre entender o que é a marca em todas as suas vertentes”, ressaltou.

O Varejo 360 foi realizado com apoio de Unimed Porto Alegre e Vinícola Aurora, patrocínio de Banrisul Consórcio e Imobi e em cooperação com o Sebrae. “Nós pensamos nesse evento para conectar empresários e entidades do setor varejista do Rio Grande do Sul, proporcionando uma plataforma única para explorar e discutir as tendências emergentes. Acredito que tenhamos atendido esses objetivos”, comemora o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Uma segunda edição já está marcada para setembro de 2024.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

26 minutos ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

1 hora ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

2 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

11 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

16 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

17 horas ago

This website uses cookies.