Para os gaúchos que querem tirar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o DetranRS oferece atendimento presencial mediante agendamento, com regras específicas para cidadãos e representantes legais. Confira como funciona e veja como agendar o seu horário:
Tipos de atendimento
Atendimento ao cidadão: destinado ao protocolo de documentos e esclarecimento de dúvidas de forma presencial. Cada horário agendado permite protocolar um único documento ou solicitação.
Atendimento a representantes (despachantes, advogados e órgãos públicos): cada horário permite o protocolo de até cinco documentos ou solicitações e/ou a entrega de envelope lacrado.
Como agendar?
O agendamento varia conforme o perfil do solicitante e a localidade do atendimento. Para escolher data e horário disponíveis, acesse o site do DetranRS e clique no botão correspondente à sua categoria de atendimento.
Evite deslocamentos desnecessários. Serviços como apresentação de condutor, defesa ou recurso de autuação de trânsito, defesa em processo de suspensão do direito de dirigir e cassação da CNH podem (e devem) ser realizados pela Central de Serviços Digital no site do DetranRS.
Importante: o agendamento presencial não garante a tempestividade do protocolo. Fique atento ao prazo indicado na notificação recebida, para não perder o direito de defesa.
Formas de envio dos documentos:
Os documentos referentes a autuações e processos administrativos podem ser enviados até a data limite por:
- Atendimento presencial (TudoFácil)
- Central de Serviços Digital (online)
- Correios (remessa postal)
Canais de atendimento
Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais:
- Disque-DetranRS: 0800-905-5555 (segunda a sexta, das 08h às 20h)
- Chat online: no site www.detran.rs.gov.br, botão Fale com o Detran (segunda a sexta, das 09h às 18h)
- WhatsApp: 8009055555 (serviço 24h; atendimento humano de segunda a sexta, das 08h às 20h)
- Fale Conosco: disponível no site oficial, pelo botão Fale com o Detran