Apesar de fazer muito frio e ser o estado mais gelado do Brasil, pelo fato de estar no extremo sul do país, o Rio Grande do Sul não costuma ter registros de neve frequentes nas principais cidades, como Porto Alegre. Porém, existem algumas exceções em cidades na serra, como São José dos Ausentes, que já tive algumas nevascas registradas.
Em 2022, as cidades de São José dos Ausentes e Cambará do Sul, registraram neve ainda em maio com uma temperatura muito baixa e surpreendente. A estação meteorológica do Inmet registrou temperatura de 2°C, com sensação térmica de -20,7°C.
O município, com cerca de 3,5 mil habitantes, fica a 290 km de Porto Alegre. Já em Cambará do Sul, os termômetros também marcaram 2°C, com sensação térmica de -11°C. A neve chegou acompanhada de chuva congelada, enquanto os ventos atingiam 65 km/h. Também foi registrada neve na serra gaúcha nos anos de 2023 e 2024, mas com menores quantidades e temperaturas maiores.
Neve também caiu na região em 2021
Em 2021, uma onda de ar frio que atingiu o Sul do Brasil provocou registros de neve e chuva congelada em pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul. A Serra voltou a ser cenário dos fenômenos típicos de inverno rigoroso. A neve também caiu em Gramado, cidade muito turística e conhecida por ter diversas atrações e shows no Natal. Porém, no inverno, a neve que caiu na cidade foi a principal atração.