O documentário Brava Gente estreou em uma sessão especial na manhã da última quarta-feira (21), no GNC Cinemas do Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre. O longa de 41 minutos foi produzido pelo Grupo Sinos e relembra a maior tragédia climática do Rio Grande do Sul, ocorrida em maio de 2024. A obra também destaca a reconstrução e a força de quem enfrentou as enchentes.
Ao final da exibição, o público aplaudiu de pé. Entre os convidados estavam entrevistados e parceiros do projeto. O filme já está disponível online no site abcmais.com.br/bravagente.
Equipe percorreu o Estado em busca de relatos
A produção foi dirigida pelo publicitário Vandré Brancão e pela jornalista Laura Rolim, com produção de Kassiane Michel. Para captar as histórias, a equipe percorreu mais de mil quilômetros e entrevistou 35 pessoas. O resultado é um retrato tocante da luta e da esperança dos gaúchos.
“Cada conversa trazia uma nova emoção. São histórias que mostram o quanto esse povo é forte”, conta Laura. Kassiane destaca que o foco era mostrar a reconstrução: “Não queríamos apenas lembrar a tragédia. Queríamos mostrar como resistimos.”
O diretor de Redação do Grupo Sinos, Igor Müller, ressalta que o documentário é fruto de um esforço coletivo. “Queríamos contar não só o que aconteceu, mas o que o povo fez depois. É um trabalho de muitas mãos”, comenta.
O presidente do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, também reforça o papel da empresa na produção de documentários. “Essa é nossa oitava produção. Faz parte do nosso DNA contar histórias, seja no papel, no digital ou no cinema”, diz.