Aposentados e pensionistas que foram alvo de descontos irregulares em seus benefícios do INSS deverão procurar as agências dos Correios nas próximas semanas.
A medida será adotada pelo Instituto Nacional do Seguro Social para atender quem sofreu cobranças ligadas a associações ou entidades de classe, sem autorização.
Agências do INSS estão sobrecarregadas
A decisão foi tomada devido à grande demanda nas unidades do INSS. O atendimento nas agências próprias está comprometido por longas filas e excesso de solicitações.
Com o aumento nos pedidos de ressarcimento, o instituto avaliou que incluir esse novo serviço poderia afetar ainda mais o funcionamento das unidades já sobrecarregadas.
Em diversas cidades, as agências dos Correios contam com estrutura disponível. Por isso, o INSS decidiu utilizar esses espaços como apoio para essa nova frente de atendimento. Os próprios funcionários dos Correios vão orientar os beneficiários sobre como pedir a devolução dos valores descontados indevidamente.
Correios já prestam serviços ao INSS
Os trabalhadores dos Correios já realizam outros serviços em nome do INSS. Entre eles, estão a emissão de extratos de pagamentos e a realização da prova de vida.
Agora, eles também ficarão responsáveis por informar os segurados sobre como proceder para solicitar o reembolso das cobranças não autorizadas. O anúncio oficial dessa mudança será feito pelo INSS durante uma coletiva de imprensa marcada para a manhã desta quinta-feira (22).
Além disso, o órgão vai divulgar as orientações detalhadas sobre a documentação necessária e os prazos para que os pedidos de ressarcimento sejam feitos corretamente.