Um homem de 52 anos morreu nesta segunda-feira, 12 de maio, depois de ser atacado por um enxame de abelhas na BR-290, em Osório, no litoral norte do Rio Grande do Sul. A vítima realizava um trabalho de corte de vegetação nas margens da rodovia, ao lado de outros dois trabalhadores. O ataque começou após um dos homens atingir uma colmeia com uma roçadeira. As abelhas reagiram de forma agressiva e atacaram os três.
Dois dos trabalhadores conseguiram fugir da área, escapando das picadas. Já o terceiro foi encontrado desacordado em um córrego próximo ao local onde realizavam o serviço. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas apenas pôde confirmar a morte da vítima no local.
Trabalho não era da CCR ViaSul
Em nota ao portal Terra, a concessionária CCR ViaSul, responsável pela administração da BR-290, informou que os trabalhadores envolvidos no incidente não pertencem ao seu quadro de funcionários, nem fazem parte de empresas terceirizadas contratadas por ela.
Conforme a empresa, o homem que morreu prestava serviços para uma empresa de publicidade particular. Ele realizava o trabalho em uma área fora da faixa de domínio da CCR ViaSul, ou seja, fora da responsabilidade da concessionária.
Atendimento contou com apoio de várias equipes
Mesmo sem envolvimento direto na atividade, a CCR ViaSul foi chamada para apoiar na sinalização da área após o ataque. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também estiveram no local para auxiliar na ocorrência e garantir a segurança da área.
O caso gerou comoção e alerta para os riscos de trabalhos em áreas com colmeias, especialmente durante serviços com equipamentos ruidosos que podem provocar reações defensivas por parte dos insetos.