A Defesa Civil emitiu alerta para o risco de alagamentos em várias regiões do Rio Grande do Sul. A mudança no tempo acontece com a chegada de uma frente fria e o fim do período de veranico no estado.
Segundo a Climatempo, uma área de baixa pressão no Paraguai, junto com um cavado atmosférico, intensifica o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil. O resultado são chuvas mais fortes em várias cidades gaúchas a partir deste domingo (18).
Alerta do Inmet vale para quase todo o estado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta amarelo, que indica perigo potencial. A previsão é de chuva intensa e rajadas de vento nos próximos dias. O aviso vale para todas as regiões do RS, com exceção da Serra e do Norte.
A região da Fronteira Oeste será a mais afetada neste domingo, com destaque para Uruguaiana, Alegrete e São Borja. Nessas cidades, o acumulado pode chegar a 30 mm.
Em outras áreas, como Porto Alegre, a chuva será mais fraca e isolada, com volumes próximos de 10 mm. As pancadas devem se concentrar à noite. Rajadas de vento de até 50 km/h também são esperadas durante os períodos de chuva. Na Serra, a instabilidade continua durante a madrugada de segunda-feira (19), mas com chuva fraca.
A semana começa com menos chuva na Fronteira, Região Metropolitana e Litoral Norte. Mas, à tarde, uma nova frente fria avança e traz mais instabilidade. As regiões Sul e Oeste devem ter pancadas de chuva com raios e trovoadas. Pelotas e Chuí merecem atenção redobrada.
Na capital, a segunda-feira será de muitas nuvens, sem calor excessivo. Os termômetros não devem passar dos 23 °C. Ventos moderados, com rajadas de até 50 km/h, podem atingir diversas regiões do estado.