A dúzia de ovos brancos foi o item que mais subiu de preço na cesta básica de São Paulo entre dezembro de 2024 e abril de 2025. A informação é de um levantamento feito pelo Procon-SP em conjunto com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O aumento foi de 43,6% no período e tem relação direta com o surto de gripe aviária nos Estados Unidos. A doença levou ao abate de milhões de galinhas no país norte-americano. Como consequência, os Estados Unidos passaram a importar mais ovos, inclusive do Brasil, o que elevou a procura interna.
As altas temperaturas registradas nos últimos meses também impactaram a produção. A demanda crescente por aqui agravou ainda mais a situação, contribuindo para o aumento dos preços.
Frango e cortes suínos são boas alternativas
Com o preço dos ovos nas alturas, muita gente tem buscado alternativas mais baratas para substituir a proteína na alimentação diária. Entre as opções mais viáveis, a preferência continua sendo pelas carnes de origem animal.
Veja alguns destaques:
- Lombo suíno: baixo teor de gordura e alto valor nutricional.
- Filé mignon suíno: maciez, sabor e boa qualidade nutricional.
- Acém: ideal para cozinhar com legumes, equilibrando o prato.
- Músculo bovino: mais barato, rende caldos e ensopados nutritivos.
- Sardinha: sabor marcante, preço acessível e rica em proteínas.
Porém, existem alguns produtos que não devem ser usados como substitutos. Salsichas, linguiças e embutidos em geral contêm proteínas, mas têm alto teor de sódio e gorduras saturadas, o que compromete a qualidade da dieta.
Proteínas vegetais também ajudam a compor a dieta
As fontes vegetais de proteína também merecem espaço no prato, principalmente para quem busca uma alimentação mais acessível ou com menos produtos de origem animal. Leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha e soja contêm boas quantidades de proteína, mas com baixo valor biológico.
Isso quer dizer que esses alimentos não oferecem todos os aminoácidos essenciais nas proporções ideais para o corpo. Por isso, a combinação com outros ingredientes é fundamental para alcançar um equilíbrio nutricional adequado.
De olho no preparo
Antes do preparo, é fundamental deixar os grãos de molho. Esse processo, chamado de remolho, ajuda na digestão e melhora a absorção de nutrientes, já que elimina substâncias que atrapalham esse processo.
O ideal é lavar bem os grãos em água corrente e deixá-los imersos por 8 a 12 horas, trocando a água sempre que possível. Além de nutritivas, as leguminosas são versáteis e podem aparecer em receitas diferentes, como o homus, feito com grão-de-bico, ou o tutu de feijão, prato tradicional e cheio de sabor.
Gripe aviária não é transmitida pela comida
Muita gente tem dúvidas sobre a gripe aviária e se ela pode ser contraída ao consumir ovos ou carnes. A resposta é não.
A contaminação pelo vírus H5N1 só acontece através do contato direto com secreções de aves vivas ou que morreram recentemente. Casos em humanos são raros e, até o momento, não há motivo para pânico.