Motoristas que vão circular pelas principais rodovias federais do Rio Grande do Sul devem redobrar a atenção nos próximos dias. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou uma série de intervenções em diversos trechos do Estado, com previsão de execução até o dia 18 de maio.
As obras ocorrem em trechos das BRs 116, 158, 285, 287, 290, 293, 392, 470 e 471. Os locais afetados estão devidamente sinalizados com placas e cones. Em caso de mau tempo, os trabalhos poderão ser suspensos temporariamente.
BR-116/RS terá bloqueios com semáforo
Na BR-116, os serviços incluem conservação, roçada e limpeza de canaletas entre Vacaria e Canoas. Trechos entre São Marcos e Nova Petrópolis estão com pistas interrompidas, sendo liberadas por sistema semafórico 24 horas. Também haverá tapa-buracos e obras de pavimentação em Barra do Ribeiro, Tapes e Camaquã.
BR-158/RS com foco em restauração
No trecho entre Júlio de Castilhos e Santa Maria, haverá conservação rotineira e restauração da pista. Em Santa Maria e Rosário do Sul, a pista também passará por obras, com possibilidade de Pare e Siga quando houver máquinas no local.
BR-287/RS com obras em ponte e pista
A rodovia BR-287, que corta municípios como Santa Maria, Santiago e São Borja, terá conservação em vários pontos e obras emergenciais sobre a ponte da Várzea do Toropi.
BR-290/RS com serviços em toda a extensão
A BR-290, principal ligação entre a capital e o interior, também receberá uma série de intervenções, incluindo limpeza, tapa-buracos, implantação de terceira faixa, além de microrrevestimento e sinalização horizontal. A Nova Ponte do Guaíba passará por serviços de drenagem.
BR-293/RS com manutenção e Pare e Siga
Na BR-293, entre Pelotas e Bagé, os serviços incluem drenagem, terraplanagem e limpeza. O trecho sobre o Rio Piratinizinho está operando com Pare e Siga controlado por semáforo, 24 horas por dia.
BR-392/RS terá duplicação em Santa Maria
Além de conservação em diversas cidades como São Sepé e São Gabriel, a BR-392 contará com obras de duplicação em Santa Maria, além de intervenções em pontes e serviços de restauração.
BR-470/RS e BR-471/RS também serão afetadas
A BR-470 terá serviços de manutenção entre Barracão e Lagoa Vermelha. Já a BR-471 passará por tapa-buracos, roçada, limpeza e sinalização em pontos entre Santa Cruz do Sul e Chuí.
Os motoristas devem ficar atentos aos trechos com trânsito alternado, especialmente em áreas com operação de Pare e Siga ou semáforos temporários. A programação segue até o dia 18 de maio, com ajustes conforme as condições do tempo.