O mercado de entregas e mobilidade no Brasil acaba de passar por uma mudança importante. A Uber e o iFood anunciaram uma parceria que vai integrar os serviços das duas plataformas.
A novidade permitirá que usuários do iFood solicitem corridas da Uber diretamente pelo app. Ao mesmo tempo, quem usa a Uber poderá fazer pedidos de comida, mercado, farmácia e conveniência usando o serviço do iFood.
A parceria vem à tona numa semana marcada pela chegada da chinesa Meituan ao Brasil. A empresa, gigante do delivery na Ásia, lançou o aplicativo Keeta, com a intenção de disputar espaço com o iFood. O momento do anúncio da parceria entre Uber e iFood, portanto, parece mais que oportuno.
A Uber já havia encerrado o serviço de entregas Uber Eats no Brasil em 2022. Na ocasião, o CEO Dara Khosrowshahi afirmou que a empresa só permaneceria em um mercado se fosse para liderar. A tentativa de vender a operação para o iFood não teve sucesso. Agora, com a nova aliança, a empresa adota uma abordagem diferente: unir forças ao maior player do setor no país.
Mais praticidade para o consumidor
Segundo o iFood, o principal objetivo da integração é tornar o dia a dia dos brasileiros mais simples. A proposta é que os usuários consigam pedir refeições, comprar itens do dia a dia e ainda planejar deslocamentos sem precisar alternar entre aplicativos.
Dara Khosrowshahi, CEO da Uber, celebrou a novidade. “Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil. Apenas metade dos usuários utiliza as duas plataformas com frequência. Essa integração é mais um passo para ajudar as pessoas a irem a qualquer lugar e obterem qualquer coisa com um toque.”
O CEO do iFood, Diego Barreto, também destacou o impacto da parceria. Para ele, a união das plataformas representa um avanço significativo na forma como os brasileiros acessam serviços essenciais. Segundo Barreto, a novidade deve aumentar os pedidos para restaurantes e estabelecimentos, gerar mais renda para entregadores e motoristas, e ainda facilitar a vida dos usuários.
Como vai funcionar a integração
A mudança não altera a forma de usar os aplicativos. No app da Uber, a aba “Delivery” agora mostrará as opções do iFood. Já no iFood, haverá uma nova aba de “Mobilidade”, permitindo solicitar corridas com a Uber.
Por enquanto, os programas de assinatura Uber One e Clube iFood continuam separados. Mas as empresas já estudam formas de criar ações conjuntas para os próximos meses.