Moradores de vários estados brasileiros terão um alívio no bolso a partir do próximo ano. Em muitos locais, o governo oferece a isenção do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) após um determinado tempo de fabricação do automóvel.
A maior parte dos governos concede o benefício após 15 anos de produção. Em outros, só é possível zerar o tributo depois de 30 anos, e em casos específicos a vantagem só é concedida para carros com placas especiais.
No estado do Rio de Janeiro, automóveis nacionais lançados em 2003 deixam de gerar cobrança do IPVA a partir de 2023. Entre os exemplos de modelos estão Ford EcoSport, Citroen C3, Volkswagen Fox e Honda Fit.
Conforme mencionado, a regra é de competência estadual. Veja como funciona em cada unidade do país:
Isenção a partir de 10 anos de fabricação: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
Isenção a partir de 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio de Janeiro.
Isenção a partir de 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
Isenção a partir de 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
Isenção a partir de 23 anos de fabricação: Alagoas;
Isenção a partir de 30 anos de fabricação: Santa Catarina.
Em 2022, a valorização dos veículos durante a pandemia fez com que o IPVA ficasse 22% mais caro. Para 2023, a expectativa dos especialistas também é de nova alta no tributo, mas ela deverá ser um pouco mais modesta.
“Podemos esperar que esse ano o IPVA tenha um acréscimo médio da ordem de 10%, o que é muito pesado para a conjuntura atual de alto endividamento das famílias”, disse Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay,
Por enquanto essa é só uma previsão, já que a tabela com valores venais e o calendário de pagamento do imposto só costumam ser divulgados no finalzinho do ano.
Abertura do evento será com show da Banda Champion
Gerente Aurélio Knepper explicou sobre os trabalhos na Vila São Carlos e os benefícios para…
Pneumologista Marcelo Mallmann explica os fatores de risco e a importância da vacinação para a…
Um dos envolvidos ficou em estado grave com a colisão
O Grêmio ocupa a 18ª posição, na zona de rebaixamento
Brasil está na possível rota de impacto do satélite
This website uses cookies.