Vereador explica emendas impositivas e anuncia investimentos em saúde e autismo

O vereador de Camaquã, João Pedro Grill (PSB), concedeu entrevista na manhã deste sábado (07), para Rádio Acústica FM. Durante sua participação, o parlamentar e presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo da Câmara Municipal de Vereadores detalhou como funcionam as emendas impositivas e sua relevância para os serviços essenciais no município. O parlamentar também destacou a destinação de recursos para áreas prioritárias, como a saúde.

A comissão presidida por Grill realiza a avaliação de todos os projetos do poder Executivo. Com assessoria jurídica e técnica da Câmara de Vereadores, os parlamentares expedem o parecer para o prosseguimento de cada projeto ao plenário.

Publicidade

O parlamentar explica que anualmente, após o fechamento do orçamento municipal, os vereadores podem destinar 1.2% do total para os municípios. Neste período cada parlamentar pode destinar através emendas impositivas para destinar a questões de serviços públicos sem fins lucrativos:

“O projeto que nós recebemos neste ano é que está estimado em R$ 242 milhões o orçamento do município. Somos 15 vereadores, dividindo esses 1.2% dá o valor de R$ 193 mil para cada vereador destinar para questões de serviços públicos. Disto 50% deste valor é obrigatório ser destinado para a saúde”, destaca o vereador.

Foto: Diego Costa/Acústica FM

Emendas para Saúde e tratamento do TEA

João Pedro exemplifica o processo, com sua destinação de emendas para a Secretaria Municipal de Saúde. Ele fala que a destinação tem como objetivo a contratação de serviços técnicos de profissionais no Centro Municipal de Atendimento em Saúde para o Transtorno do Espectro Autista Marileny Mendes Scherer:

“Neste ano todo o recurso que tenho vou destinar para a Secretaria Municipal de Saúde. É uma bandeira que carrego desde o início de meu mandato. Eu era um verador de oposição, então eu avaliei é hora de construir e me coloquei a disposição para destinar emendas para esta área”, explica o vereador

Ainda durante a entrevista, o parlamentar ressaltou a necessidade de aprofundar o debate sobre políticas públicas voltadas ao transtorno do espectro autista. Segundo ele, o tema requer maior sensibilização por parte de gestores e profissionais.

Confira fala do vereador João Pedro Grill

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante em Camaquã

O corpo de uma mulher foi encontrado às margens da BR-116

12 horas ago

Incêndio consome veículo na BR-116 em Camaquã

Sinistro ocorreu na tarde desta quinta-feira (17)

13 horas ago

5 erros corriqueiros que fazem sua casa ficar suja mais rápido

A sensação de casa limpa parece durar cada vez menos? Você faz aquela faxina caprichada…

15 horas ago

Lions Clube Universitário realiza ação contra diabetes em Camaquã

Serão realizados testes gratuitos de diabetes e verificação de pressão arterial

15 horas ago

Lula lança programa ProPatinhas de identificação e proteção de animais

Tutores já podem cadastrar seus pets e emitir o RG Animal

16 horas ago

This website uses cookies.